quinta-feira, 5 de julho de 2012

Projeto Ponto de Cultura Palvras que brincam participará neste sábado da 3ª Alvorada Cultural em Uberlândia

O Ponto de Cultura Palavras que Brincam é um projeto de formação cultural em música e literatura, com foco em vivência e criação artísticas, promovido com alunos e educadores das escolas públicas estaduais, Padre Mário Forestan e Presidente Juscelino Kubistchek, em Uberlândia, Minas Gerais.
Em dois anos de atividade, o Projeto soma apresentação e vivência de 40 obras artísticas, entre literatura, música e brincadeiras, o que gerou uma ampliação média de 80% do repertório cultural dos alunos e educadores participantes do Projeto; a replicação de 100 atividades pelos professores, atingindo mais de 1000 alunos; apresentação de 02 mostras de trabalho dos educadores; cerca de 200 produções artístico-culturais dos alunos; a publicação de 01 livro com produções dos alunos das duas escolas; apresentação de 02 espetáculos criados coletivamente e o reconhecimento público através da conquista do Selo Excelência Cidadã em dezembro de 2011 oferecido pela CDL Uberlândia.
Segundo a oficineira do projeto, Ana Lopez, o desafio de ler e escrever vem se concretizando de formapoética e coletiva para educadores e alunos do Projeto. “Através do Palavras que Brincam, percebe-se uma reinvenção do espaço da sala de aula e uma nova forma de brincar com música e literatura na escola”, avalia Lopez.


Projeto Ponto de Cultura Palavras que Brincam (divulgação) 


Alvorada Cultural
Para comemorar todos esses resultados e apresentar à comunidade um dos trabalhos realizados pelos educadores em sala de aula, o Projeto Palavras que Brincam, que será realizado pelo EMCANTAR, por meio do Programa Viva/Pontos de Cultura, em convênio com a Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais e Ministério da Cultura, participará a partir das 15 horas, neste sábado  07 de julho, da  3ª edição do Alvorada Cultural.
No evento, que acontecerá no Clube CESAG, no bairro Alvorada, e contará com uma vasta programação de espetáculos, haverá diversos projetos sociais, culturais e ambientais oferecendo à comunidade a oportunidade de conhecer um pouco do seu trabalho, além de oficinas, tendas com serviços comunitários, exposições, praça de alimentação e sorteio de brindes. Toda a comunidade está convidada.
Para saber mais sobre o Pontode Cultura Palavras que Brincam – Música e Literatura na Escola, acesse: www.palavrasquebrincam.blogspot.com
Para saber mais sobre o Alvorada Cultural, acesse: www.emcantar.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário