sexta-feira, 15 de junho de 2012

Mono-Blocos – Ocupação, Interação e Ação na Praça com Vanilton Lakka em Uberlândia

Acesso é a palavra de ordem do projeto Mono-Blocos – Ocupação, Interação e Ação na Praça, idealizado pelo artista uberlandense, Vanilton Lakka, e que será patrocinado pela Petrobrás. A proposta, um tanto quanto ousada, pretende gerar no público reflexões sobre a função da dança na sociedade e o modo como os cidadãos relacionam-se com a cidade.
“A ideia de ocupação é central na minha proposta, na medida em que se pretende ocupar as praças da cidade com o processo e o resultado do trabalho”, diz Lakka, que há 13 anos atua como intérprete e criador em diálogo com questões no universo da Dança Contemporânea.
Outro diferencial do projeto Mono-Blocos é que ele se propõe trabalhar com dez pessoas de diferentes segmentos artísticos, como Teatro, Dança e Artes Visuais,os quais serão escolhidos através de processo seletivo aberto a todo o Brasil entre os dias 15 e 25 de junho.
“O objetivo é propiciar um diálogo entre diferentes visões artísticas e soluções de ocupação espacial”, comenta Lakka.

Mono-Blocos - Ocupação, Interação e Ação na Praça (divulgação)


Seletiva
O processo de seleção será feito em duas etapas. A primeira será através de análise de currículo, carta de intenção e uma performance em vídeo disponibilizado na internet pelos candidatos. Na segunda etapa, os pré-selecionados serão recebidos em Uberlândia para uma imersão de sete dias.Os selecionados receberão uma bolsa como ajuda de custo para residirem em Uberlândia por dois anos.
Durante o tempo de residência, o grupo de artistas ocupará praças de diversas cidades e o conteúdo do trabalho será um processo de preparação corporal sustentado por princípios técnico-corporais presentes nos sistemas Le Parkour, B.boying e Release Technique e a investigação de composição de estruturas coreográficas de ocupação do espaço público.
Segundo Lakka, o resultado é a elaboração de coreografias que interajam com as características arquitetônicas das praças públicas. Ainda estão previstas no Projeto palestras com teóricos especialistas e apresentações abertas à comunidade.
Mais informações podem ser obtidas em: www.lakka.com.br / http://mono-blocos.blogspot.com.br/  ou através do telefone: (34) 9108-4417

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário