segunda-feira, 4 de junho de 2012

Arte Garagem visa suprir falta de espaço para arte contemporânea na região serrana do Rio de Janeiro

A oitava edição do Projeto Arte Garagem acontecerá no Palácio Rio Negro (Museu da República/IBRAM/minC), em Petrópolis, entre os dias 9 de junho e 29 de julho. Criado por iniciativados artistas plásticos Rosa Paranhos e Claudio Partes, residentes em Petrópolis, o Arte Garagem é um projeto pioneiro na cidade.
Dividido em visitas guiadas, apresentação de vídeos de arte e mesa redonda, ele visa encorajar a produção de artes visuais na região serrana do estado buscando um maior intercâmbio de ideias, criando via de acesso para o diálogo aberto com o público, contribuindo para a reflexão acerca da arte contemporânea e/ou do mundo por meio desta, integrando e promovendo o desenvolvimento da tríade arte-cultura-educação.
“Petrópolis não tinha, e não tem, espaço para exposição de arte contemporânea. Ao mesmo tempo há um número considerável de artistas que trabalham com essa linguagem. Como sempre estive envolvida com a cultura da cidade e principalmente com as artes visuais, eu e um grupo de artistas frequentadores do meu ateliê resolvemos fazer uma exposição na minha garagem para apresentar trabalhos de artes visuais, poesia e música, bem como objetos de arte pra venda”, relembrou Rosa Paranhos.
Esta edição conta com patrocínio da Secretária Estadual de Cultura do Estado do Rio de Janeiro (SEC) e com a presença de 26 artistas: Aline Castella, Ana Luisa Flores, Ana Sigaud, Bia Penna, Claudio Partes, Claudio Copello, Cris Borzino, Cristiane Geraldelli, Evaldo Macedo, Gian Shimada, Grupo GOMO, Isabela Frade, Ivo Cipriano, Katarina Welper, Luz de Lucena, Marcio Zardo, Nelson Ricardo, Piccoli (Sidnei), Raimundo Rodriguez, Rosa Damasceno Paranhos, Sandra Vissoto, Sara Malenchini e Saulo Marzochi.
A abertura acontecerá neste sábado, 09 de junho, às 18 horas, no Palácio Rio Negro (Museu da República / IBRAM / minC), Petrópolis, com performance do artista Jorge Salomão.

Arte Garagem

O projeto Arte Garagem teve início em 2005 através da iniciativa de Rosa Damasceno Paranhos e Claudio Partes residentes em Petrópolis-RJ, que decidiram unir forças para tornar real um ambiente de experimentação artística. A palavra “garagem” faz referência ao mecanismo do trabalho, que tem como objetivo reunir artistas com linguagem contemporânea residentes na cidade e convidados, na ocupação de espaços alternativos como via de acesso para aproximação com o público.
O evento tem como objetivo a formação de plateia com visitas guiadas, apresentação de vídeos de arte e mesa redonda ao final da exposição para alunos da rede Municipal e públicos em geral utilizando o potencial da arte em um diálogo pertinente e relevante, com linguagem reflexiva acerca da arte hoje e do mundo por meio dela.
Portanto, trata-se de uma exposição que permite e mantém um dialogo aberto à projeção de ideias e suas diversidades sem abdicar da vivaz e plural inquietação da época. Um dos maiores estímulos para os envolvidos diretamente na organização do projeto é a oportunidade de poder demonstrar quea cidade de Petrópolis pode exibir aqui o entusiasmo e a qualidade dos artistas locais, bem como ser palco receptor de outras regiões.
Na oitava edição, o Arte Garagem renova e aprofunda seu compromisso de não estar preso a escolhas curatorias ou escola artística tornando assim possível a troca de informações e fluxo de ideias, discussões e debates traçando um panorama da produção local com alguns convidados. O que norteia a exposição é a rica diversidade poética da arte atual brasileira em pequenos centros do ponto de vista do próprio artista, ultrapassando a barreira que isola a arte local dos grandes centros, mostrando a capacidade dos artistas para articular pensamento crítico e sofisticado sobre os temas mais importantes da atualidade e de gerar novas propostas estéticas envolvidas em soluções coletivas.


Arte Garagem em Petrópolis (divulgação)

Serviço:
Arte Garagem
Abertura: 9 de junho, às 18h, com performance de Jorge Salomão
De 9 de junho e 29 de julho
Palácio Rio Negro (Museu da República/IBRAM/minC)
Avenida Koeler, 255, Centro,  Petrópolis – Rio de Janeiro
Programação:
Vídeos: Junho (escolas Municipais) e Julho (público em geral).
Visitas Guiadas:Escolas municipais e estaduais: 19, 22, 26 e 29 de junho.Público em geral: 07 e 28 de julho, às 15h.
Oficinas:14 e 21 de julho, de 10h às 12h e de 15h às 17h.
Mesa Redonda: Arte Educação: 28 de Julho, às 15h.
Informações: Rosa Damasceno Paranhos e Claúdio Partes: artegaragem@gmail.com ou www.artegaragem.com.br.
Curta a página oficial do Arte Garagem no Facebook: www.facebook.com/pages/Arte-Garagem/144476665621289

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário