segunda-feira, 28 de maio de 2012

Projeto Choro em Dois no Teatro Carlos Carvalho em Porto Alegre

Os Correios apresentam, nos dias 29, 30 e 31 de maio, o Projeto Choro em Dois, no Teatro Carlos Carvalho, com apresentações em duos formados por consagrados músicos do cenário instrumental brasileiro: Joel Nascimento e Fernanda Canaud, Marcus Tardelli e Lula Galvão, Gilson Peranzzetta e Mauro Senise.
É consenso que o choro como gênero ocupa um lugar privilegiado no desenvolvimento da música brasileira de expressão popular. Chegou-se a falar que, para estudar contraponto, o melhor método seria simplesmente acompanhar as peripécias de Pixinguinha nos contracantos que desenvolvia junto a Benedito Lacerda, seu parceiro flautista. De todo modo, é correto afirmar que a riqueza do choro é tamanha que é em sua tradição que se forma uma boa parte dos artistas brasileiros que se dedicam à música instrumental. Buscando uma nova forma de abordar esse gênero que fugisse ao já tão conhecido grupo formado por violões, cavaquinho e pandeiro, o projeto "Choro em Dois" apresenta ao público o choro na visão de duos de destaque na música instrumental nacional, trazendo instrumentos como a flauta, o piano, o sax, e o bandolim.
Cada um desses instrumentos traz em si uma tradição própria. O choro pianístico de Ernesto Nazareth e Chiquinha Gonzaga, por exemplo, influenciou mais de uma geração de compositores de nossa música popular. O violão brasileiro que bebeu do choro apresenta uma linhagem de nomes digna de nota em qualquer tradição musical: João Pernambuco, Quincas Laranjeira, Dino 7 Cordas e, mais recentemente, Raphael Rabello. Os instrumentos de sopro, representados no projeto pela flauta e pelo sax de Mauro Senise, trazem à lembrança outro rol de nomes marcantes, como Pixinguinha, Luiz Americano, K-Ximbinho e Abel Ferreira. E é através desse grande leque de tradições e cultura que o projeto "Choro em Dois" conversa intimamente com o público, de uma forma diferente e versátil.


Serviço:
Projeto Choro em Dois
Dias: 29, 30 e 31 de maio (terça, quarta e quinta)
Local: Teatro Carlos Carvalho
Rua dos Andradas, 736 - Porto Alegre
Horário: 20 horas
Classificação: Livre
Entrada: Um quilo de alimento não perecível que será doado para a Cruz Vermelha
Obs.: A apresentação do dia 31/05 se trata de evento fechado para alunos da rede pública

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário