segunda-feira, 28 de maio de 2012

Projeto Parangolé com Crianças amplia rede de escolas parceiras em Uberlândia

O projeto Parangolé com Crianças, apresentado pelo Instituto Algar e realizado pelo EMCANTAR, em parceria com o Programa Algar Transforma, via lei federal de incentivo à cultura, tem como foco odesenvolvimento de um processo de formação cultural baseado em canções e brincadeiras populares. O principal resultado esperado é a produção e a apresentação de um espetáculo artístico inédito, criado em conjunto com os participantes e apresentado à comunidade local. Em 2012, o projeto ampliou deduas para seis escolas parceiras atendidas pelas oficinas semanais, por meio deparceria com a Secretaria Municipal de Educação e Superintendência Regional de Ensino de Uberlândia.

Oficina Parangolé com as crianças (divulgação)
Em 2011, foram 120 crianças de 6 a 14 anos atendidas. As oficinas do projeto contemplaram brincadeiras, cantigas e histórias da tradição oral brasileira que foram transformadas em espetáculo para a comunidade. Destacam-se como atividades do ano passado, a apresentação das crianças no Arraiá do Programa Algar Transforma, e no Alvorada Cultural, um grande evento que mobilizou mais de 500 pessoas.
Ambos os eventos aconteceram no CESAG - Clube Esportivo e Social Alexandrino Garcia, no bairro Alvorada, mesmo local onde acontecem as oficinas que são ministradas todas as terças e quartas-feiras, das 8h às 10h e das 14h às 16h.
Em seu segundo ano de atividades, o projeto está atendendo 92 crianças e adolescentes que estão tendo a oportunidade de vivenciar elementos do patrimônio cultural imaterial e exercer a criatividade paraa produção de um novo espetáculo artístico, o qual terá uma pequena mostra no mês de julho em mais uma mobilização cultural no bairro Alvorada.
Segundo Viviane Rodrigues, coordenadora das oficinas do projeto, “desde o princípio, os participantes foram convidados a produzir coletivamente uma apresentação artística. Para isso, são desenvolvidas atividades voltadas às brincadeiras populares, canções que remetem à imagem das próprias brincadeiras, da infância, do lúdico e de músicas de domínio público com intuito de ampliar e aprimorar o repertório cultural do grupo e, com isso, colaborar na produção coletiva de um produto cultural.” Os participantes do projeto Parangolé com Crianças se apresentarão no evento Alvorada Cultural, que acontecerá no dia 07 de julho no Clube CESAG, com entrada franca.
Confira as escolas atendidas pelo projeto: E.E. Lourdes de Carvalho, E.E. Professor Ederlindo Lannes Bernardes, E.M. Eugênio Pimentel Arantes, E.M. Hilda Leão Carneiro, E.M. Irene Monteiro Jorge e E.M. Joel Cupertino.
Para saber mais, acesse:
www.emcantar.org
www.institutoalgar.org.br/algartransforma