quarta-feira, 4 de abril de 2012

Gilberto Gawronski estreia o espetáculo Lar Longe Lar no Teatro SESI - Rio de Janeiro

Sob a direção do premiadoator e diretor gaúcho Gilberto Gawronski e com texto de Miriam Halfim, o espetáculo Lar Longe Lar estreia nesta quinta-feira, 05 de abril no Teatro SESI-Rio de Janeiro.  A história se passa durante os anos 20 e 30 e conta a tentativa do judeu polonês José em seu exílio na América do Sul para dar um novo lar à família, já que em sua terra natal, a Polônia, as condições não lhe eram favoráveis devido à crise financeira. Com a vinda para o Novo Mundo, José vem para a América no Sul einicia sua saga na Argentina. Mas sem o apoio de seu conterrâneo, ele não consegue se fixar e volta para a família, sempre pensando em buscar um novo local para morar. A ascensão do nazismo e a perseguição aos judeus apressam o exílio da família, desta vez para o Brasil, no Rio de Janeiro, na Praça Onze, local onde moram muitos outros imigrantes.
Lar Longe Lar teve seuinício com a leitura dramatizada dirigida por Gawronski no CCBB em 2011, eficou em 4º lugar pelo júri popular concorrendo com cerca de 300 textos. E emfevereiro deste ano venceu o edital do SESI, entre mais de 300 peças. “Ser premiada e poder contar a saga de judeus fugindo do Nazismo é uma honra. E ela é contada com humor, que simboliza o povo judeu, cujo símbolo é o violinista no telhado”, diz a autora.
Capitaneados por Gawronski, um dos mais interessantes diretores da atualidade, os jovens atores da Cia Poeira de Teatro (Nina Reis, Diego Araújo, José de Ipanema, Raquel Tamaio, Nelson Yabeta e Rafael Ferrão) são os mesmos que participaram daleitura no CCBB em 2011.  Além do texto leve e bem humorado, Miriam Halfim também procura passar dados históricos, políticos e sociais da história do Brasil e do mundo, sempre colocando o entretenimento e o lúdico em suas ações.
O espetáculo será permeado no palco com cenas na Polônia, na Argentina e no Brasil ambientado através da trilha sonora de Warley Goulart (direção musical), determinando época e espaço geográfico dos países citados -  ele utiliza a força de cinco cantores para darem voz a estas diferenças culturais: Moishe Oysher (cantor romeno), Carlos Gardel, Francisco Alves, Vicente Celestino e Carmem Miranda. Ney Madeira assina o cenário e o figurino, a luz é de Paulo César Medeiros e a produção de Maria Alice Silvério Lima.

Lar Longe Lar (divulgação)
Serviço:
Lar Longe Lar
Temporada: 5 de abril a 19de maio, quinta a sábado, às 19 horas
TEATRO SESI
Rua Graça Aranha, 1 – Centro – Rio de Janeiro
Horário da bilheteria:Terça a domingo, das 14h às 19h30; Sábados, até às 20h30
Telefone:(21) 2563-4163
Duração: 70 minutos
Ingressos: R$ 30
Capacidade: 350 lugares
Classificação Etária: 12 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário