sábado, 11 de fevereiro de 2012

Projeto Coral Vivo: o Centro de Visitantes do Parque dos Corais de Búzios

Experiência impactante e com interatividade direta. Ao pisar no interior da histórica casa Colônia de Pescadores Z23, o visitante é envolvido por uma grande projeção imersiva em alta definição, que o convida a desvendar o mar de Búzios (RJ). Esse livre e original mergulho multimídia pode ser feito no Centro de Visitantes do Parque dos Corais de Búzios, aberto diariamente das 15h até meia-noite. Localizado na badalada Rua das Pedras, conta com o conteúdo e a gestão do Projeto Coral Vivo, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Ambiental. O Coral Vivo idealizou cada detalhe e usou os recursos do patrocínio para fazer a reforma e a manutenção da casa, contratar os especialistas e a equipe que atua no novo espaço destinado a moradores e turistas. Um verdadeiro presente para a Região dos Lagos Fluminense.
Diante do mosaico de imagens de impacto, em fragmentos inspirados em pólipos de corais, o público pode explorar como desejar o espaço e descobrir diferentes pontos de interação. E mais: ele ganha o poder de influenciar o lugar inteiramente. O projeto cenográfico, multimídia e interativo para a exposição foi criado pela produtora carioca SuperUber, especializada em unir arte, design e inovação tecnológica, e que tem no currículo espaços de prestígio nacional e internacional como o Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo. Todo o conteúdo disponível apresenta versões em português, inglês e espanhol.
Quatro telas interativas levam para o Centro de Visitantes do Parque dos Corais de Búzios experiências de encantamento para que o público se perceba inserido nesse ecossistema. Uma delas proporciona a sensação de profundidade, onde se pode “nadar” entre seres que existem no mar de Búzios como peixes, corais e algas, que passam interligados de acordo com a cadeia alimentar. Ao ser tocado, são apresentadas informações sobre seus hábitos alimentares. Há também a opção de eliminá-lo para observar o impacto disso. A intenção é deixar o visitante como admirador e participante ativo, explorando o lugar de forma livre com a disposição de informações sobre conservação, educação ambiental, pesquisa, oceanografia e ambientes marinhos.
Com conteúdo e operação do Projeto Coral Vivo, o Centro de Visitantes tem o intuito de aliar informação ao lazer. Assim, pretende mobilizar turistas e população local para conservar a biodiversidade marinha da região e ressaltar a importância da preservação das comunidades de corais na manutenção da vida nos oceanos. Ele é o mais moderno centro de visitantes de um parque natural, que os gestores têm notícia. “É importante mostrar para moradores e turistas que a fauna marinha da região é diferente de outros lugares. Também disponibilizamos um pequeno museu em vitrines com peças físicas de espécies encontradas no mar de Búzios: esqueletos de corais, como o orelha-de-elefante, e uma coleção de moluscos, por exemplo”, explica a coordenadora de Comunicação do Projeto Coral Vivo, a bióloga Débora Pires. Do lado de fora, fica a bilheteria, uma lojinha de produtos exclusivos e um aquário com seres presentes no mar da região e cuidadosamente tratados por experientes biólogos marinhos. A receita da bilheteria é revertida para essa e outras ações do Projeto Coral Vivo em Búzios.


Projeto Coral Vivo em Búzios (divulgação)

Serviço:
Centro de Visitantes do Parque dos Corais de Búzios
Ruas das Pedras, 141, Búzios - Rio de Janeiro
Aberto ao público: Desde o dia 9 de dezembro de 2011.
Horário de funcionamento: Diariamente. Das 15h até meia-noite.
Ingresso: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada).
Forma de pagamento: Dinheiro. Cartões: Visa, Master, American Express.
Faixa etária: Livre.
Lojinha: Venda de produtos exclusivos do Projeto Coral Vivo: jogos americanos, ribanas, porta-copos, lápis, canetas, vídeos, entre outros.
Mais informações: (22) 2623-2574
contato@coralvivo.org.br
www.coralvivo.org.br
www.facebook/coralvivo
 www.twitter.com/Coral_Vivo