quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Com que sapato sambar neste Carnaval?

Dicas para não cair do salto no Carnaval 

A maioria das mulheres se sente mais atraente e sexy em cima de um salto alto. Por isso, o membro titular da Sociedade Brasileira de Reumatologia, Dr. Carmo de Freitas, dá dicas preciosas para quem quer manter o ritmo nas alturas neste carnaval.
Segundo Dr. Carmo, a primeira dica será escolher um modelo confortável, adequado ao formato e ao tamanho do pé.“O ideal é optar por um calçado com plataforma ou solado alto na frente, tipo meia pata, que diminui a inclinação do pé e distribui melhor o peso do corpo. Os saltos mais grossos e as tiras mais largas, que não deixam dedinho saindo para o lado, dão mais estabilidade aos passos. O calçado deve acomodar o pé e ficar firme, de preferência, ter o calcanhar fechado”, explica.
Outra dica importante são as palmilhas de silicone, próprias para sandálias, que dão algum conforto e evitam que o pé fique escorregando. “O atrito pode causar bolhas, além de forçar a parte da frente da sola do pé, desenvolvendo calosidades”, acrescenta o reumatologista.


Salto alto no Carnaval (divulgação)

Além disso, o médico recomenda fazer alongamentos antes e depois de usar salto alto, procurando movimentar bem a musculatura que fica parada quando se anda de salto. “Movimente também os tornozelos em todas as direções possíveis, fazendo círculos no ar com os pés. Um exercício fácil é apoiar a ponta do pé no degrau da escada e forçar o calcanhar para baixo, permitindo que a musculatura da parte de trás da perna se estique bem”, ensina.
Já os foliões que não precisam de salto alto podem dar preferência ao tênis ou sapatilhas bem confortáveis.“Os chinelos, tão apreciados no calor do verão, deixam os pés desprotegidos demais. Depois da brincadeira, um escalda pé ajuda a musculatura a relaxar”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário