quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Portela homenageará Tia Dodô e o compositor Jabolô pelas comemorações dos 80 anos de desfile de Carnaval

A Portela realizará nesta sexta-feira, 27 de janeiro, na Praça Paulo da Portela S/N, a partir das 20 horas, mais um mega ensaio rumo ao Carnaval 2012. Com a presença de todos os segmentos, a escola em parceria com o Jornal Extra e a Prefeitura do Rio de Janeiro homenageiará duas lendas vivas da história da azul e branco de Oswaldo Cruz e Madureira, Tia Dodô, ex- porta-bandeira que ganhou 18 campeonatos pela Portela e o compositor Dinckel Martins, o poeta Jabolô, autor de um dos maiores samba-enredo de todos os tempos: Lendas e mistérios da Amazônia, composto em parceria com Catoni e Valtenir em 1970, com o qual a Portela classificou-se em primeiro lugar naquele ano.
Em 7 de fevereiro de 1932, as escolas de samba do Rio desfilaram pela primeira vez. Oito décadas depois, com contribuição da arte de centenas de milhares de sambistas, o carnaval carioca é o maior espetáculo da Terra.
Para festejar essa data, e lembrar o começo dessa incrível história, o Jornal Extra e a Prefeitura do Rio de Janeiro lançam o projeto 80 anos de desfile, que homenageará os grandes nomes do nosso samba e relembrar os momentos mais marcantes da festa, com a recriação do desfile de 1932 quando Mangueira, Portela, Unidos da Tijuca e Estácio (escolas que estavam presentes desde o primeiro ano de desfile) vão reviver esse momento, fazendo uma releitura do 1º desfile, preservando características importantes da época (fantasias, cadência do samba).       
Além disso, um júri com 20 especialistas irá escolher os melhores sambistas em nove categorias: mestre-sala, porta-bandeira, puxador, carnavalesco, passista, ritmista / mestre de bateria, musa, Velha Guarda e compositor. Os vencedores destas categorias e do prêmio de Personalidade serão homenageados em uma grande festa, no mesmo local e no mesmo dia em que tudo começou: no Terreirão do Samba na Praça Onze, na terça-feira, 7 de fevereiro.  O evento fará parte das ações em comemoração à reinauguração do Terreirão.


Tia Dodô ladeada com mestre-sala e a porta-bandeira (divulgação)

Serviço:
Ensaio da Portela homenageará a Tia Dodô e o compositor Jabolô
Data: 27 de Janeiro (sábado)
Horário: a partir das 20 horas
Praça Paulo da Portela S/N
Aberto ao público
Maiores informações: (21) 2489-6440

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário