sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Portela comemora dia de São Sebastião com missa e programação intensa nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira, 20 de Janeiro, Dia de São Sebastião Padroeiro da Cidade do Rio de Janeiro e da bateria da Portela. As homenagens acontecem logo cedo, com alvorada às 5 horas, e uma grande queima de fogos para anunciar o dia do santo.  E em seguida será servido um delicioso café da manhã.
Dando seqüência a programação às 10 horas, será realizada uma missa em Ação de Graças na Praça Paulo da Portela; às 11h, os portelenses e devotos de São Sebastião fazem uma carreata pelo subúrbio do Rio de Janeiro, para levar a imagem até a igreja matriz, em Bento Ribeiro.
Depois, será servido tradicional almoço que tem no cardápio principal macarrão com galinha na quadra da escola. A festa continua durante a tarde, com os ritmistas de mestre Nilo Sérgio fazendo a festa com muito e ritmo.

Saiba mais sobre a relação entre a Portela e São Sebastião, Padroeiro da bateria da Portela:

Em 1929, dia 20 de janeiro (Dia de Oxossi), Heitor dos Prazeres, representante do conjunto vence o primeiro concurso entre as Escolas de Samba e, na volta para Oswaldo Cruz, troca o nome do conjunto por QUEM NÓS FAZ É O CAPRIXO. Inconformado, em 1930, Manuel Bam Bam Bam, assume do controle do grupo e transforma o Quem nós faz é o capricho em Vai como pode. Apesar de ser citado apenas Vai como pode, como o bloco antecessor da PORTELA, os pioneiro são os Baianinhas e Come Mosca. Por isso, a data de fundação da escola é 11 de abril de 1923.
O Batismo da PORTELA foi realizado por dona Esther Maria de Jesus (do Bloco Come Mosca), que consagrou Nossa Senhora da Conceição (Oxum) como madrinha e São Sebastião (Oxossi) como padrinho. Hoje, Nossa Senhora da Conceição é a padroeira da escola, e São Sebastião é o santo protetor da bateria. Todo dia 20 de janeiro a PORTELA sai às ruas em procissão a São Sebastião. Muitos afirmam que as características peculiares da bateria da PORTELA foram inspiradas nas batidas dos atabaques para Oxossi.
Fonte: Site Oficial da Portela  www.gresportela.com.br

Sheron Menezzes com o Mestre Nilo Sérgio (divulgação) 

Confira a programação completa da festa de São Sebastião, Padroeiro da bateria da Portela:
05h - Alvorada festiva com a participação da bateria e queima de fogos na Praça Paulo da Portela
06h - Café da manhã
10h - Missa em ação de graças na Praça Paulo da Portela
11h - Saída da carreata da Praça Paulo da Portela: A imagem do padroeiro será conduzida em carro aberto do Corpo de Bombeiros, para Igreja Matriz de São Sebastião de Bento Ribeiro.
13h - Será servido um almoço- Macarrão com Galinha
14h - show com a bateria da Portela em homenagem ao santo protetor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário