quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Portela realiza Missa em homenagem à Nossa Senhora da Conceição em Madureira

A Portela realizará nesta quinta-feira, 08 de dezembro, às 19 horas, na sede da Portelinha, que está localizada  na Estrada do Portela, 446, no bairro de Madureira, a tradicional Missa em homenagem à Nossa Senhora da Conceição, Padroeira da azul e branca de Oswaldo Cruz e Madureira.
Estarão presentes no evento; Presidente Nilo Mendes Figueiredo, Tia Dodô, Velha Guarda e demais segmentos da agremiação. Todos os torcedores e admiradores da Águia Altaneira, estão convidados para a celebração.


Bandeira da Portela

Em 1931, Antônio Caetano, desenhista da Marinha, desenhou a primeira bandeira da Escola. Inspirado no sol nascente e no valente povo da ilha japonesa, instituiu as cores azul e branco em homenagem a Nossa Senhora da Conceição, padroeira da escola, e como símbolo a Águia, por sua imponência e vôo alto. Segundo Candeia: "Portela é perfume da flor e aroma no ar, para sentir só basta saber respirar. Seu azul é além do céu, seu branco é amor e paz. Sublime é seu pavilhão.".

Fomente Cultura novo portal que estimulará novas produções culturais em todo o Brasil

Foi lançado nesta quinta-feira, 08 de dezembro, o portal Fomente Cultura. Criado por Ana Ferguson e Solange Bighetti com a parceria de Brezinski, o portal abrigará projetos culturais que fazem a diferença. A ideia será movimentar e aquecer o setor da cultura, estimulando tanto a criação quanto a produção em si de eventos, shows de música, dança, audiovisual, todas as áreas.
Trocando em miúdos: tornar viável e colocar em prática ideias com a ajuda de pessoas comuns, o famoso financiamento coletivo. “Quase sempre, artistas e produtores dependem de patrocínio dos governos ou das empresas. Mas a população, os fãs, todos podem colaborar. É a lei do de grão em grão, a vitória do colaborativo. No ano passado, dos 10.872 projetos inscritos na Lei Federal de Incentivo à Cultura (Rouanet) 6476 foram aprovados e apenas 30% (1951) conseguiram captar verba”, resume Ana.
Segundo Solange, a expectativa é de conseguir materializar, concretizar no mundo real mais projetos. “O Brasil necessitará de um grande número de entretenimento para o público que virá para a Copa do Mundo, por exemplo. Hoje, vemos uma procura cada vez maior por profissionais com formação qualificada na área, e isso tende a aumentar, principalmente, com a realização dos grandes eventos.”
A dupla paulista Ana Ferguson e Solange Bighetti realizou, em maio, a primeira rodada de negócios da cultura – Cultura Brasil 2011 - que colocou frente a frente 2.200 profissionais de todo o Brasil que trabalham no setor¸ com a intenção de criar uma grande rede de relacionamento de trabalho e contribuir para dar ao segmento visão de empresa e negócio.
Assista ao clipe oficial no link: http://www.youtube.com/watch?v=gz9IGuHclNQ



O Fomente Cultura terá duas diferenças em relação às outras páginas do tipo: receberá projetos também enquadrados na Lei Rouanet e, ainda, uma área exclusiva para universitários. “Eles têm muito a contribuir com projetos pequenos”, diz Ana, que além do Instituto Dominus, coordena o curso de Produção Cultural na Universidade Candido Mendes. Ela ressalta que frequentemente, projetos já aprovados pela lei de incentivo não conseguem captar a verba necessária para sua realização. Investidores e patrocinadores poderão acompanhar a captação. Para cada valor de colaboração haverá diferentes retornos, que vão de ingressos para shows, camisetas, CDs até camarote ou encontro com o artista, dependendo do caso.
Paralelamente ao portal, haverá o blog fomentecultura.com. A rede social garantirá a rápida circulação de informações e exposição de apoiadores e patrocinadores. O movimento de crowdfunding chegou ao Brasil no final de 2010, como um tipo de agenciamento. “Como tudo na web, estamos abertas a todas as regiões brasileiras. A internet pode ser a salvadora da pátria para os artistas se divulgarem e fazer acontecer. Afinal, cultura é tudo!”, resume Solange.
O www.fomentecultura.com.br também abrigará projetos sociais.

Daniela Mercury participará do ensaio da Portela nesta sexta-feira

A cantora baiana, Daniela Mercury, participará do ensaio da Portela nesta sexta-feira, 09 de dezembro, a partir das 20 horas, na Praça Paulo da Portela S/N, em Madureira, no Rio de Janeiro. No Carnaval 2012, a Portela tem o  enredo: E o povo na rua cantando é feito uma reza, um ritual..., que remete à Bahia, sua religiosidade e festejos, e que  está sendo desenvolvido pelo carnavalesco Paulo Menezes.
Com previsão de chegada na Cidade Maravilhosa pela manhã desta sexta-feira, a cantora terá um encontro na parte da tarde com o carnavalesco Paulo Menezes e toda comissão de carnaval da azul e branco de Oswaldo Cruz e Madureira. À noite ela participará do ensaio que reúne a cada semana um público de aproximadamente 10 mil pessoas no local. A artista interpretará sucessos como: Portela na Avenida, Cantos da Cidade, Swing da Cor, Samba da Portela 2012, entre outras. Tudo isso com o auxílio luxuoso da bateria Tabajara do Samba, comandada por mestre Nilo Sérgio. Com treze CDs gravados e cinco DVDs, Daniela Mercury é hoje a cantora brasileira com maior respaldo internacional, com 19 anos de carreira e 15 anos de turnês fora do Brasil.

Daniela Mercury (Célia Santos)

Serviço:
Ensaio da Portela carnaval 2012- Participação de Daniela Mercury- De graça- aberto ao  público
Data: 09 de Dezembro (sexta-feira)
Horário: a partir das 20 horas
Praça Paulo da PortelaS/N- Esquina com Estrada do Portela - Rio de Janeiro
Classificação: Livre
Informações: 21-2489-6440

Natal tem que ter Nozes

Em época de final de ano, as nozes são bastante requisitadas. Elas podem ser consumidas puras ou acrescidas em sucos, vitaminas, iogurtes e, por que não, em brigadeiros. A Petite Sucrerie, na Barra, criou o Brigadeiro de Nozes (R$ 3), que é a cara do Natal.

Diversos brigadeiros da Petite Sucrerie (divulgação)

Serviço:
Petite Sucrerie
Avenida das Américas, 3255, 1° piso - Barra da Tijuca - Barra Garden – Rio de Janeiro
Telefone: (21) 3418-0226.
Funcionamento: segunda a sábado, das 10h às 22h; domingo, das 15h às 21h.
Forma de pagamento: cartões de crédito e cartões de débito (todos)
www.petitesucrerie.com.br

Exposição contará a história do Rock em Niterói e São Gonçalo na Sala Cultural Leila Diniz

Cenas de um rock independente, resistente e com selo Made in Niterói surpreenderão quem conferir a Exposição Arariboia Rock: 20 anos de músicas e boas histórias, na Sala de Cultura Leila Diniz, Espaço Cultural da Nova Imprensa Oficial, a partir desta quinta-feira, 8 de dezembro. A mostra trará imagens raras da resistência cultural niteroiense, capas de fitas demo, fotografias,cartazes, flyers, fanzines e credenciais de festivais independentes.
A abertura da exposição será a partir das 19 horas, com o lançamento do livro Niterói Rock Underground (1990-2010), do gestor cultural Pedro de Luna, com a presença do autor e com o evento de abertura do Festival de Arariboia Rock 7 anos.
Entre as imagens, uma Pitty bem novinha se apresentando em Niterói, e Marcelo D2, na época vocalista do Planet Hemp, também em uma boate da cidade. São recortes de período muito bem documentado no livro que Pedro lança na Sala de Cultura.
Quem viveu os áureos tempos do rock independente, na década de 90 poderão matar a saudade com a exposição. Quem não sabia da força de rock niteroiense descobrirá um movimento forte, inspirado no Mangue Beat - que projetou o rock pernambucano para o Brasil inteiro. E quem acredita que o rock já morreu se surpreenderá coma vitalidade do movimento, sobretudo em Niterói.
“Niterói é um celeiro de artistas. Hoje, há no mínimo 300 bandas em atividade na cidade, entre covers e autorais”, destaca Pedro de Luna. Que tal ficar por dentro do underground niteroiense e, quem sabe, ainda testemunhar o nascimento de futuros rocks stars?

Serviço:
Abertura da exposição Arariboia Rock: 20 anos de músicas e boas histórias
Lançamento do livro“Niterói Rock Underground (1990-2010)”, do Pedro de Luna
Dia: 08 de dezembro (quinta)
Horário: 19 horas
Horário de visitação: segunda a sexta, das 10h às 17h, sábados de 14h às 17h. Até28 de dezembro.
Nova Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro
Rua Professor Heitor Carrilho, 81 - Centro - Niterói
Tel. (21) 2717-5617 / 8177-9644
ENTRADA FRANCA
Classificação livre