quinta-feira, 17 de novembro de 2011

2º Tour Eurochannel de curtas-metragens em Niterói

Uma viagem pela Europa através de uma programação excepcional será o que o 2º Tour Eurochannel de curtas-metragens em Niterói proporcionará aos amantes e admiradores do cinema. Com cerca de 30 curtas em seu catálogo, o evento, que acontecerá entre os dias 18 a 25 de novembro e trará o olhar de mais de 40 diretores conhecidos por sua originalidade e independência. Cinco filmes serão exibidos por dia, em locais e horários diferentes na cidade, com entrada franca. A estreia será 18 de novembro, será no auditório do MAC.
O tour será promovido pelo Instituto Cultural Germânico, Aliança Francesa, Centro de Cultura França Alemanha e Eurochannel, em parceria com a Cultura Inglesa, Embaixada da França no Brasil, UniLaSalle, MAC e Yspanus.
Todos os curtas apresentados, além de premiados em festivais, serão exibidos pela primeira vez fora do seu país de origem. A identidade inspirada em regiões específicas da Europa e a relação com os traços geográficos e culturais de cada país mostram um pouco das dimensões desconhecidas da realidade europeia. O evento trará desde filmes rodados em países como França, Itália e Espanha, já consagradas no cinema, a filmes desconhecidos do grande público de países como Macedônia, Estônia, Chipre e Azerbaijão. “É um presente aos 438 anos da cidade de Niterói e aos seus moradores”, diz Stéphanie Brémaud, diretora da Aliança Francesa de Niterói. O diretor do Instituto Cultural Germânico (ICG), Ricardo Freitas, diz que as atividades culturais estão cada vez mais presentes na vida dos moradores da cidade: “É de grande importância este evento para Niterói, já que ele reúne um pouco da cultura de diversos países, mas apresentando a peculiaridade de cada um. É uma ótima oportunidade para conhecer e vivenciar, pelo menos um pouco, a realidade deles.”  
Curtas premiados fazem parte da programação do evento. Entre eles, Lumen, filme alemão, que conta a história da luta de uma jovem que tem grave alergia à luz e é obrigada a viver em uma casa completamente escura. Outro destaque é o curta francês Última Rebaixada, que fala sobre a falta de imaginação e ambição de um personagem na crise da meia idade. Também sucesso é Garra, filme russo que discorre sobre um homem que se depara com uma violenta cena no elevador. Já Eu vou lhe dizer, da Inglaterra, mostra as idealizações românticas vividas por uma adolescente de 14 anos com dois garotos. O curta também trata de conflitos entre gerações.   





Programação:

Aliança Francesa  
Rua Lopes Trovão, n° 52, 2° andar
Telefone: 2610 3966
Site: www.afniteroi.com.br
21, 23, 24 e 25 de novembro
Horários: 10:30, 15:00 e 19:30

Curtas
Escala Ultima Rebaixa X num mapa.
O fim do mundo
Marie Laterarius Alfama

Instituto Germánico  
Avenida Sete de Setembro, n° 131
Telefone : 2714 0879 Site: www.icgermanico.com.br
21 e 25 de novembro
Horários: 11:00, 15:30 e 19:00

Rabiscos e Cócegas
Mundo Pequeno
Eu não sonho em alemão
Oi pais
Lumen
As últimas coisas
Gotas de neve
Garra 

Cultura Inglesa Icarai 1:
Rua Otávio Carneiro, n° 23
Telefone: 2714-9695
19, 23 e 24 de novembro
Horários: 09:30, 12:00, 16:00 e 20:00

Cultura Inglesa Icaraí 2:
Roberto Silveira, n° 409
Telefone: 2710 4186
Site: www.culturainglesa.net
19, 21, 24 e 25 de novembro
Horários: 10:20, 9:30, 12:00 e 19:30 

Cultura Inglesa Itaipu
Estrada Francisco da Cruz Nunes, n° 6.950
Telefone: 2609-6306
21, 24 e 25 de novembro
Horários: 10:30, 13:00 e 16:30

Eu vou lhe dizer
Um 20 atrevido
A balada de kid Kanturk
Jogando Pedras
Paint 

Yspanus
Estrada Francisco da Cruz Nunes, n°6266, Piratininga
Telefone: 26090746
Site: www.yspanus.com.br
21 e 24 de novembro
Horários: 14:00 e 19:00

L'Altra Metá - Itália
Lala - Espanha
Senelis - Lituânia
Del Quarantunesimo - Itália
Pasemos al plan B - Espanha Ahate Pasa - Espanha
I Genitori - Suiça Italiana
Life is infinite return - Bielorussia
Rumbo a peor - Espanha
Gvozd - Rússia


Uni LaSalle
Rua Gastão Gonçalves, n°79
Telefone: 2199 6600
Site: www.lasallerj.org
23 e 24 de novembro
Horários: 15:00 e 16:30

A outra metade
Garra
Lala
Areias do Sahara
A balada de Kid Kanturk
Peaceforce
Os passos do outro
Paint.303
Sinais de Luz

Equipe da Porto da Pedra retorna de Barcelona e promete voltar nas campeãs

Dispostos a voltar no sábado das campeãs no carnaval 2012, a equipe da Porto da Pedra não mediu esforços para a construção de um grande projeto de desfile. Na sexta-feira, 11 de novembro, o carnavalesco Jaime Cezário, o diretor de carnaval Amauri de Oliveira e membros da Danone embarcaram para Barcelona, na Espanha para conhecerem a primeira fábrica de iogurte do mundo, construída em 1919.
Na bagagem, a equipe trouxe elementos históricos, visuais e trunfos – que serão guardados as sete chaves, para a elaboração do que promete ser a melhor apresentação do Tigre no carnaval carioca. “A Viagem serviu como uma importante fonte de inspiração para o meu trabalho. Mesmo com todo o projeto pronto e já em execução no nosso barracão, o contato com a história e o visual de tudo que vimos em Barcelona irá certamente agregar novos elementos aos carros alegóricos da Porto da Pedra, além de muitos segredos que serão revelados no dia do desfile”, disse o carnavalesco.
Para o diretor de carnaval, Amauri de Oliveira, a vermelha e branca vai surpreender na avenida. “Estamos desde o início do ano trabalhando quesitos técnicos, valorizando nossa comunidade e dando cada vez mais força a imagem da Porto da Pedra. Com essa viagem, pude perceber que também levaremos para a avenida muita história e beleza. O Tigre de São Gonçalo irá surpreender muito a Sapucaí em 2012”, contou Amauri.

Carnavalesco Jaime Cezário na Danone Barcelona (divulgação)

No carnaval de 2012, a Porto da Pedra cantará na avenida o enredo “Da seiva materna ao equilíbrio da vida”, que contará a história do iogurte  e será a quinta escola a desfilar no domingo de carnaval, 19 de fevereiro.

Espetáculo “Sotaques do Fole” com Dino Rocha e Grupo (MS) – Circuito Sonora Brasil

Último espetáculo do Sonora Brasil trará para Uberlândia Dino Rocha e Grupo (MS)
Evento promovido pelo SESC terá entrada franca e fará parte do maior projeto de circulação musical do País


Neste sábado, 19 de novembro, acontecerá às 20 horas, no Teatro Rondon Pacheco, a 4ª e última apresentação do circuito Sonora BrasilSotaques do Fole, neste ano, em Uberlândia. O evento contará com a presença do acordeonista sul-mato-grossense, Dino Rocha e Grupo, e terá entrada franca.
Conhecido como o Rei do Chamamé, Dino Rocha desenvolveu sua carreira apresentando o repertório da tradição musical local sempre preocupado com a preservação de suas características mais autênticas. Acordeonista, compositor e cantor, começou a tocar sanfona aos nove anos e aos 16 se apresentava profissionalmente com seu primeiro grupo, Los Cinco Nativos, da cidade sul-mato-grossense de Ponta-Porã.
Em sua carreira, apesar de ter tocado com músicos brasileiros consagrados na vertente popular, sempre privilegiou e permaneceu fiel às tradições da música regional, evitando em sua interpretação e em suas composições o uso de elementos musicais que pudessem modificar a essência e a pureza da tradição.
Acompanhado dos violonistas Hugo Cesar e Tico Rocha, chamamezeiros com larga experiência, Dino Rocha se apresenta com seu acordeão de 120 baixos. O repertório trará a tradição musical da região do Mato Grosso do Sul, que abrange desde a chegada dos paraguaios na passagem dos séculos XIX e XX até os dias de hoje, incluindo composições autorais.


Sonora Brasil

Tendo como objetivo difundir o trabalho de artistas que se dedicam à construção de uma obra de fundamentação artística não comercial, o Sonora Brasil consolida-se como o maior projeto de circulação musical do país.
Somente em 2011, estão sendo realizados 420 concertos, em 110 cidades, a maioria distante dos grandes centros urbanos. “A ação possibilita às populações o contato com a qualidade e a diversidade da música brasileira e visa à formação de plateia. Para os músicos, propicia uma experiência ímpar, colocando-os em condição privilegiada para a difusão de seus trabalhos e, consequentemente, estimulando suas carreiras”, salienta a diretora do SESC Minas Uberlândia, Roseane Cence Lopes.
Pela primeira vez, em sua 14ª edição, o projeto Sonora Brasil apresentará dois temas – Sotaques do Fole e Sagrados Mistérios: vozes do Brasil – a serem desenvolvidos no biênio 2011/2012, com a participação de quatro grupos em cada tema.
Neste ano, o primeiro tema está circulando pelos estados das regiões Sul e Sudeste, enquanto o segundo segue pelos estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Em 2012, na 15ª edição, procede-se a inversão para que os grupos concluam o circuito nacional. Com essa nova metodologia, o projeto passa a ter um planejamento bienal, contando com a participação de oito grupos.
Uberlândia já recebeu três espetáculos relacionados à temática Sotaques do Fole, neste ano: a gaita-ponto,com o músico Gilberto Monteiro (RS), a sanfona de oito baixos, com o músico Truvinca (PE), e dois dos maiores acordeonistas da atualidade, o Duo Ferragutti/Kramer (SP e RS). “Agora, será a vez da cidade conhecer o acordeão de120 baixos de Dino Rocha”, convida Roseane.


Dino Rocha e grupo no Circuito Sonora (divulgação)
Serviço:
Espetáculo “Sotaques do Fole” com Dino Rocha e Grupo (MS) – Circuito Sonora Brasil
Dia: 19 de Novembro (sábado)
Horário:  20 horas
Teatro Rondon Pacheco
Entrada Franca

A Quadra da Cubango receberá Cristiane Alves para comemoração do título de Rainha do Carnaval Carioca

 Nesta sexta-feira, 18 de novembro, a Acadêmicos do Cubango promoverá uma grande festa para comemorar a vitória de Cristiane Alves como Rainha do Carnaval Carioca 2012. Cristiane é cria da Cubango, escolheu a quadra para prestigiar sua comunidade. A festa contará com o show da escola, presença das musas e rainhas das escolas co-irmãs dos Grupos de Acesso e Especial do Rio de Janeiro, da Corte eleita para o carnaval 2012 e a participação da ala de passistas do Salgueiro – escola onde a atual Rainha desfilou nos últimos anos.
Segundo o presidente da verde e branca, Olivier Vieira, o Pelé, promover a festa é motivo de grande honra. “Estamos muito felizes em ter uma Rainha da nossa comunidade. Saber que ela escolheu a quadra da Cubango para a comemoração é uma prova do orgulho da Rainha pelas suas origens. Estamos muito honrados com esse grande evento”, disse o presidente. A festa começará a partir das 22 horas e a entrada custará R$ 0,50 com direito a uma cortesia de refrigerante ou cerveja.  A quadra da Cubango fica na Rua Noronha Torrezão, 560 – Cubango– Niterói.


Cristiane Alves Rainha do Carnaval Carioca (divulgação)

Serviço:
Cubango receberá Cristiane Alves para comemoração do título de Rainha do Carnaval Carioca
Horário: 22 horas
Entrada: R$ 0,50 com direito a cortesia de refrigerante ou cerveja
Rua Noronha Torrezão, 560 - Cubango - Niterói

Galinha ao molho pardo no Barsa em Benfica

O prato Galinha ao molho pardo foi trazido de Portugal e se tornou o maior sucesso em terras brasileiras, principalmente em Minas Gerais. No Rio de Janeiro, a iguaria pode ser encontrada no tradicional Barsa, que fica no CADEG. A galinha ao molho pardo (R$48 – inteira) vem acompanhada de arroz branco e angu mineiro. Experimente e sinta o gostinho português no Rio de Janeiro.



Galinha ao molho pardo no Barsa (divulgação)

Serviços:
Barsa
Rua Capitão Félix, 110 – Rua 4, lojas 4 e 6 – CADEG – Benfica – Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2585-3743
Funcionamento: segunda às quintas, das 12h às 16h e sextas, sábados e domingos, das 12h às 17h. Formas de pagamento: cartão de crédito e débito (todos)
Couvert artístico: R$10 (Chorinho aos Domingos)
Taxa de rolha: R$ 20
Wireless: Sim, sem custo
Capacidade: 120 lugares

Lançamendo do livro Projeto Labirintho do Niteroiense Renan Barreto

O jornalista e escritor Renan Barreto, lançará oficialmente o livro Projeto Labirintho, nesta sexta-feira 18 de Novembro, às 20 horas, no Bistrô do Museu de Arte Contemporânea de Niterói, o MAC, cujo endereço é Mirante da Boa Viagem, s/nº. Niterói. Símbolo da cidade onde o escritor nasceu, o museu, além de ser o grande ponto de referência do município, também será palco do lançamento do segundo livro de Renan, publicado pela Editora Multifoco sob o selo Desfecho, a mesma que publicou O menino do balão, primeira obra publicada do jornalista.
O livro contará a história de seis personagens de maneira não linear. Serão 14 capítulos com introduções que levam a interpretações que vão mudando a cada novo “episódio”. Mesmo não havendo linearidade extrema como nos livros tradicionais, ele possui uma história cujas lacunas vão sendo preenchidas até o último instante. Esses personagens são postos em situações complicadas numa prisão e, então, tentam fugir dela. Durante a jornada, eles se encontram, desencontram e vão conectando todos os pontos num clímax desesperador e, ao mesmo tempo, surpreendente.
Em ProjetoLabirintho há uma gama de referências à cultura pop, que satirizam de certa forma, o que se vê no cenário atual da arte, principalmente cinematográfica. Isso porque o livro foi concebido primeiramente como um roteiro para cinema. “Quando comecei a escrever o livro, pensei nele como um filme, por isso há tensão e clímax em várias etapas da história. A ideia sempre foi entreter o leitor com uma história divertida e cheia de suspense. Foi difícil transformar o roteiro em livro, visto a quantidade de diálogos. O livro se sustenta nesses diálogos. Quero que o leitor imagine como são os personagens à sua maneira. Não quero impor nada”, diz o autor.
Liberdade é a palavra chave dentro da complexa história de Projeto Labirintho. Dentro do contexto da trama, o leitor será levado a crer que o conceito de liberdade é simplesmente sair da prisão. No entanto, ao chegar mais próximo do final, pode-se perceber que essa liberdade em questão é muito mais profunda do que quaisquer portas abertas de celas escuras.
Quando se trata do título do livro, as pessoas pensam no motivo pelo qual há a letra H na palavra labirinto. O autor responde da seguinte forma: “Este livro contém uma história que fora feita e recriada desde 2007 até 2011. Foram muitos adendos e o início de uma mitologia que será revisitada nas próximas obras, que serão lançadas muito em breve. O motivo de ter posto um H na palavra LABIRINTO é simples. A letra H costuma ser uma letra muda, ou seja, a palavra será lida da mesma forma com ou sem ela. No entanto a usei para dizer que há coisas importantes que podem existir em lugares que, a primeira vista, não nos damos conta que estão lá e qual é a sua importância ou o motivo pelo qual ela está lá. O H nesse caso representa essa dificuldade nossa de prestarmos atenção nos detalhes”, afirma Renan.
O primeiro capítulo estará sendo  disponibilizado na íntegra no blog do livro: http://projetolabirintho.blogspot.com/  Assim como imagens, impressões dos leitores, outros contatos e como comprar um exemplar.


Autor

Renan Barreto é jornalista e encontrou na literatura uma válvula de escape para suas ideias, um lugar onde pudesse dar vida a tudo que pensa. Desde criança já demonstrava vontade de ser escritor: criava personagens, mundos mirabolantes, situações... Uma pedra virava montanha; uma gota d’água, Atlântida; um punhado de areia se tornava deserto com criaturas estranhas. Todos esses pensamentos correm pela cabeça do autor que prometeu a si mesmo nunca deixar de sonhar e permitir que a criatividade flua, assim como acontece com toda criança. Aos 10 anos criou uma série de histórias que perduraram por 8 anos e que aos poucos estão tomando vida de forma adulta em seus novos trabalhos publicados pela Multifoco. Escritor multifacetado, não se atém a um gênero específico, prefere poder escrever de tudo um pouco a muito sobre nada.







Serviço:
Lançamendo do livro Projeto Labirintho do Niteroiense Renan Barreto
Páginas: 152
Categoria: Suspense
Autor: Renan Barreto
Preço: R$ 35,00
Editora: Multifoco
Dia: 18 de Novembro (sexta-feira)
Horário: 20h às 23h
Museu de Arte Contemporânea (MAC)
Blog: http://projetolabirintho.blogspot.com
Facebook: https://www.facebook.com/pages/Projeto-Labirintho/107691882659161