terça-feira, 20 de setembro de 2011

"A Confusão" retorna a cidade com muito Humor neste final de semana no Teatro Municipal de Niterói

A Cia. Arte de Interpretar devido ao sucesso retornará ao palco do Teatro Municipal de Niterói, neste final de semana de sexta a domingo, nos dias 23, 24 e 25 de setembro, com o espetáculo A Confusão. O espetáculo é baseado em textos clássicos do saudoso Ankito.
Com seis personagens, a peça conta a história de uma esposa ciumenta a Dilma (Danielly Dallier), que viaja e pede a sua amiga Edna (Amanda Gallo) que vigie o seu marido Mauro (Ramon Barros), ela aceita o pedido da amiga, o que ninguém imaginava era que a empregada Rosinha (Bianca Santos), tinha arrumado um noivo Kaka (Roberto Brener), completamente desatento, pessoa que vive no mundo da lua, resolvendo ir na casa de sua noiva, ele se depara com algumas cenas que o faz pensar coisas que não existem e com isso arruma uma tremenda confusão.
Boas gargalhadas é o que promete arrancar da platéia e acredita que o público sairá do teatro muito mais leve e sorridente, afinal é essa a proposta do espetáculo: fazer com que as pessoas esqueçam um pouco o cotidiano conturbado, em que estão cada vez mais a paciência é uma virtude.
A Confusão é uma peça adulta dessa companhia criada em Niterói, inicialmente para produzir espetáculos infantis, obtendo sucesso em todas as produções. O grupo acredita que agora chegou a vez de divertir os pais.
A peça será baseada nos textos do saudoso Ankito e quem assina a direção da montagem é o ator e diretor Guga Gallo, que comemora 37 anos de carreira.



"A Confusão" no Teatro Municipal de Niterói  


SERVIÇO: Comédia "A Confusão" no Teatro Municipal de Niterói
Período: 23 a 25 de setembro (Sexta a Domingo)
Horários: Sexta e sábado, às 21 horas; domingo, às 20 horas
Valor: R$ 30
Classificação etária: 12 anos
Duração: 80 minutos
Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de Novembro, 35 – Centro
Informações: 2620-1624










No Tempo dos Festivais nesta quarta-feira com a cantora Fátima Regina no Teatro Municipal de Niterói

Fátima Regina, artista de primeira linha no cenário nacional se apresentará nesta quarta-feira, 21 de setembro, às 20 horas, no Teatro Municipal de Niterói. O show é recheado de músicas dos consagrados Chico Buarque, Edu Lobo, Dory Caymmi, Gilberto Gil, Milon Nascimento, Tom Jobim, Caetano Veloso, Vinícius de Moraes e outros.
A cantora é daquelas que nunca abrem mão do que acreditam. Das experiências que vivenciou e de ter sempre a própria emoção como referência maior para a escolha do repertório que canta. E nesse momento aposta numa época marcante para todos nós, e que influenciou profundamente sua formação artística, a Era dos Grandes Festivais de nossa Música Popular. O inegável valor das obras de tantos artistas surgidos nesses festivais redefiniu os rumos de nosso cancioneiro e nos garante a certeza de estarmos diante de momento único.
Com a sensibilidade e a qualidade que sempre marcaram sua carreira, Fátima Regina nos relembra esse extraordinário momento com canções reveladas nesses festivais. São obras primas de Chico Buarque, Edu Lobo, Dori Caymmi, Gilberto Gil, Milton Nascimento, Tom Jobim, Caetano Veloso, Vinícius de Moraes e tantos outros compositores e intérpretes que tiveram a oportunidade de verem obras suas lançadas, ouvidas e discutidas por todo o país, numa integração intérprete-platéia como nunca mais se viu.
Acompanham-na nessa viagem sentimental à nossa memória afetivo-musical, o maestro, arranjador e pianista Wilson Jorge Nunes, Flávio Santos – bateria, Renato Franco– Sax/flauta, Dudu Souza – contra baixo e Cassio Tucunduva – violão. Com direção geral de Robson Farah.


Cantora Fátima Regina no Teatro Municipal (divulgação)

Serviço:
No Tempo dos Festivais com a cantora Fátima Regina no Teatro Municipal de Niterói
Data: 21 de setembro (quarta-feira)
Horário: às 20 horas Valor: R$ 30
Classificação etária: Livre
Duração: 75 minutos
Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de Novembro, 35 – Centro
Informações: 2620-1624












Livraria Icaraí da UFF fará bate-papo com “sobreviventes” de Ultima Hora nesta quarta-feira

O livro “A Ultima Hora (como ela era)”, do jornalista Pinheiro Junior, será lançado na Livraria Icaraí da Editora da UFF*, em Niterói, nesta quarta-feira, 21 de setembro, a partir das 18 horas. A noite de autógrafo ocorrerá durante bate-papo com o autor e outros “sobreviventes” do jornal de Samuel Wainer. Será aberta com a projeção de imagens e primeiras páginas do diário que completa 60 anos de fundação. O documentário é uma realização do jornalista Alcyr Cavalcanti, participante do bate-papo junto com Sérgio Caldieri e Mario Augusto Jakobiskind, especialistas em mídia impressa. 
Perseguida desde a fundação e envolvida em episódios que culminaram com o suicídio do presidente Getúlio Vargas, em 1955, Ultima Hora (UH) foi metralhada, saqueada e incendiada em1964, durante o golpe militar, acabando por ser vendida a próceres da ditadura em 1972.  É essa a epopéia revivida em 51 capítulos compactos e de agradável leitura que compõem “A Ultima Hora (como ela era)”. O autor Pinheiro Junior militou em UH por 17 anos, com funções de repórter a diretor responsável. Ele explica que seu livro tem ritmo de romance-reportagem, mas preserva com realismo o clima da época em que o jornal circulou com edições produzidas no Rio, Niterói, São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Brasília, Belo Horizonte e Recife. Assim, foi na época a maior rede jornalística do País, revolucionando a imprensa com programações visuais ágeis, coloridas, destaque fotográfico e manchetes consideradas “as mais criativas de todos os tempos”.
A redação de UH é descrita por Pinheiro Júnior como um “palco iluminado”, onde pontificaram celebridades, como o próprio fundador Samuel Wainer e o teatrólogo Nelson Rodrigues, mais famoso colunista do jornal – com seu folhetim “A vida como ela é” -, além de colaboradores do quilate de Jorge Amado, Di Cavalcanti e Vinicius de Morais. Enquanto isso, Stanislaw Ponte Preta, Adalgisa Nery, Antônio Maria, Moacir Werneck de Castro e dezenas de outros escritores mantinham colunas diárias em UH. Poucos intelectuais que marcaram as décadas de 1950 e 1960 deixaram de emprestar seus talentos a este que foi “o diário mais charmoso e alegre da imprensa brasileira” no dizer de Pinheiro Junior. Para provar isso, ele reproduz cenas curiosas e hilariantes que fizeram a fama de jornalistas como o niteroiense Augusto Donadel Jorge e o repórter policial Amado Ribeiro. Este, um controvertido personagem da peça “O Beijo no Asfalto”, de Nelson Rodrigues, cuja repercussão motivou seu rompimento com Samuel Wainer em dramático episódio narrado no livro.
Editado pela Mauad e prefaciado pelo presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Maurício Azêdo - também um “sobrevivente” de UH -, o livro relaciona na abertura os personagens que transitam por suas páginas, numa antevisão dos dramas, farsas, comédias e tragédias retratados pelo autor. 
(*) A Livraria Icaraí da Editora da UFF fica na Rua Miguel de Frias 9, Icaraí, anexo à Reitoria da Universidade Federal Fluminense.




Serviço:
Livraria Icaraí da UFF fará bate-papo com “sobreviventes” de Ultima Hora
Data: 21 de setembro (quarta-feira)
Horário: 18 horas
Livraria Icaraí - Editora UFF
Rua Miguel de Frias 9, Icaraí - Niterói (Anexo à Reitoria da UFF)
Entrada Franca