domingo, 4 de setembro de 2011

Eletrosamba faz ensaio aberto e mostra CD no Hipódromo Up nas quartas-feiras de setembro

Conhecido pela mistura do samba, rock, eletrônica e hip hop, o Eletrosamba inicia no Hipódromo Up uma série de apresentações batizadas de “Black Soul Black” todas as quartas-feiras de setembro para mostrar o novíssimo e segundo CD Eletrosamba.  A ideia é fazer um ensaio aberto para as pessoas curtirem os novos e antigos sons da banda.
O segundo CD, que tem a produção e a benção de Marcelo Yuka, é 100% autoral e independente, e conta com as participações especiais de Gilberto Gil em "Black Soul Black" e do Rapper Xis em "Tive ", além da parceria com Marcelo Yuka em "Dia de Batalha".
Formada por Belieny (baixo e voz), DJ Negralha (pick-ups), Felipe Rodarte (violão), Wlatinho A.C. (percussão e voz) e Wellington Soares (percussão), a banda carioca que lançou sucessos como “Dona da Banca” e “Um Dia Inteiro”, mistura sambalanço, samba-funk, samba-soul, samba-rock com as modernidades dos beats, afrobeats, soundsystem e hip hop.
Making off de "Black Soul Black" com Gilberto Gil: http://www.youtube.com/watch?v=yId-I0HzYes&feature=player_embedded 


Eletrosamba no  Hipródromo Up (divulgação)


Serviço:
Ensaio Aberto Eletrosamba - "Black Soul Black"
Hipódromo Up - todas as quartas-feiras de Setembro
(Parte superior do Hipódromo Restaurante e Bar)
Dias: 7, 14, 21 e 28
Ingressos: (até) 23h: R$ 20 - (após) 23h: R$ 30
Praça Santos Dumont, 108 - Jardim Botânico - Rio de Janeiro
Tel: (21) 2294-0095
Capacidade: 300 pessoas
Classificação etária: 18 anos


Exposição de partituras autógrafas Brasileiras na Sala Carlos Couto em Niterói


Com a curadoria e pesquisa de Rafael Frederico Teixeira, que realizou o trabalho como forma de doação à Secretaria Municipal de Cultura, a mostra Partituras Autógrafas Brasileiras acontece na Sala Carlos Couto, anexo ao Teatro Municipal de Niterói, a partir desta terça-feira, 06 de setembro, às 19 horas com apoio do Ministério da Cultura e Fundação Biblioteca Nacional, Ministério da Cultura – IPHAN, Museu Villa – Lobos e Biblioteca Alberto Nepomuceno – Escola de Música da UFRJ.  As partituras focalizam compositores naturais do Rio de Janeiro e adjacências ou aqueles que desenvolveram considerável parte de sua obra neste estado. O público verá reproduções de documentos musicais escritos pelas mãos dos próprios autores, entre eles, Padre José Maurício Nunes Garcia, César Guerra-Peixe e Radamés Gnatalli.
“Como músico profissional, acho curioso pensar que dedico meu tempo e energia criativa a algo que só existe no campo mental, que só se concretiza na duração de tempo em que é executado e ouvido através de um instrumento, uma voz, ou mesmo intimamente, como quando um maestro estuda um movimento de uma sinfonia, um pianista dedilha na imaginação uma partitura difícil à primeira vista, ou um apreciador relembra uma passagem ouvida em um concerto. Pois assim é a Música, a arte que, por inclinação, escolhi para destinar minha perseverança.” Disse Rafael Teixeira, curador da mostra.
A música é dita a mais abstrata das artes, já que é indispensável o ouvido que a ouça e a memória que registre suas relações. De outra forma, a música não passaria de meras ondas sonoras - movimento que, no ar, ainda que organizado, pousaria impassível ao interesse humano. É, portanto, através da partitura a música alcança a materialidade perene, como um projeto que aguarda, em aberto, a próxima chance de existir. A partitura é a representação simbólica de uma estrutura detalhada que não só admite como necessita de uma fração de imaginação e criatividade do intérprete para transformá-la em música. É notória a grande variedade de resultados musicais obtidos quando comparamos as performances dos maiores intérpretes, maestros e orquestras. Ainda que sempre fiéis ao texto musical, diferem no resultado sonoro exatamente naquilo que não pode ser escrito.
Segundo Rafael, “esta exposição traz ao público reproduções de algumas páginas de importantes obras de compositores brasileiros que venceram o tempo através da qualidade e do pleno domínio de seu trabalho, considerando-se as diferentes épocas e estilos da notação musical. Do que se encontrava disponível nos acervos consultados - Biblioteca Nacional, Museu Villa-Lobos e Biblioteca de Música Alberto Nepomuceno da Escola de Música da UFRJ -, selecionei um conjunto que pode dar uma noção do amplo universo de diferenças na maneira de expressar idéias musicais na pauta, em um espaço temporal de mais de dois séculos. Aproveito para agradecer a generosa cooperação e atenção por parte do corpo de funcionários das instituições acima citadas“.
Esta exposição, portanto, exibe reproduções de documentos musicais escritos pelas mãos dos próprios autores e desperta um incentivo à investigação mais minuciosa dos originais. Existem ali certas reminiscências do método de desenvolvimento e da organização das idéias para a concepção das obras, sobretudo onde há grande incidência de arrependimentos, rasuras; assim como indicações extra-musicais como setas, quadros, formas e textos. Pode-se confirmar, também, através dos cadernos de esboços, como se originou uma passagem melódica em sua forma bruta, sem harmonia, contraponto ou linha de baixo, texturas de acompanhamentos ou distribuição instrumental. De maneira inversa, pode-se descobrir, com surpresa, que uma seção de lirismo melódico pungente surgiu, na verdade, de uma linha de baixo, uma textura de acompanhamento ou uma progressão de acordes.


Partitura de Pe.José Mauricio na Sala Carlos Couto (Divulgação)



Serviço:
Exposição partituras autógrafas brasileiras
Data: 06  de setembro a 30 de outubro
Horário: 19 horas
Entrada Franca
Sala Carlos Couto
Rua XV de Novembro, 35, Centro (anexo ao Teatro Municipal).
2620-1624


Crianças atendidas pela LBV visitam o aeroporto de Maricá na Região dos Lagos

As crianças participam do Programa LBV – Criança, Futuro no Presente!, no Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade, em Maricá. No fim do mês passado fizeram a visita ao Aeroporto de Maricá junto da instrutora de voos, a piloto Carolina Griz que conversou com os pequenos sobre o dia a dia da profissão e receberam instruções de segurança em aviões.  
Depois de acompanharem atentamente as palavras da profissional, o grupo de meninos e meninas da LBV foram conhecer de perto as aeronaves e seus condutores. O objetivo da visita foi fazer com que os pequenos conhecessem um pouco de como funcionam os pousos e as decolagens dos aviões. 
Encantadas as crianças entraram na cabine de um dos aviões onde fica o piloto e  o co-piloto. Durante a visita ao aeroporto de Maricá, os pequenos conheceram também o dia a dia de uma mulher em uma função, normalmente, exercida por homens. O que as fizeram perceber que não há limites quanto ao que desejam atuar.



Crianças da LBV visitam o aeroporto de Maricá (divulgação)


Visite a LBV na cidade e ajude a LBV! Em Maricá, o Centro Comunitário de Assistência Social, está localizado na Avenida Vereador Francisco Sabino da Costa, 259 Centro.
Informações: (21) 2634-2027   



   

Professor Tiago Velasco e convidado Pedro de Luna farão lançamento simultâneo nesta segunda-feira com entrada franca no UNIPLI


Nesta segunda-feira, 5 de setembro, o Centro Universitário Plínio Leite (Unipli), mantido pela Anhanguera Educacional, fará o lançamento simultâneo de dois livros no Espaço de Convivência da instituição, às 18 horas. A entrada será gratuita.
O professor Tiago Velasco do curso de Jornalismo do Unipli lançará o seu segundo livro, "Novas dimensões da cultura pop", em que aborda as mudanças na cultura pop desde o seu surgimento com foco maior nos pop stars da música. Já o convidado Pedro de Luna promoverá o seu primeiro livro, “Niterói Rock Underground (1990-2010)”, sobre a transição da música e da cultura no país e os seus reflexos também em Niterói.
“Os livros fazem uma leitura contemporânea envolvendo a música, além da sua interferência em diversos campos como política, sociologia, estético, econômico, comunicacional. O discurso é construído e analisado através de ícones da música, bem como os novos e antigos aparatos tecnológicos”, afirma o diretor executivo do Centro Universitário Plínio Leite, professor Walker Nunes Chagas.
Além de professor universitário, Tiago Velasco é jornalista, foi colaborador de uma série de publicações especializadas em música pop e publicou o livro de contos “Prazer da Carne”, bem como uma série de contos e crônicas em sites de literatura. Já Pedro de Luna é jornalista, publicitário, gestor cultural e quadrinista, formado em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com MBA em Gestão Cultural. É, ainda, o criador do coletivo de bandas “Arariboia Rock”.
“Um dos objetivos do Unipli é incentivar o acesso a cultura para os nossos alunos, através de eventos, exposições e outras atividades. Assim, criamos oportunidade de difundir a cultura de Niterói e do Rio, agregando valor e despertando um maior interesse pelo segmento”, conclui o diretor regional do Unipli, Mauro Noe.







Serviço
Lançamento dos livros “Novas dimensões da cultura pop” e “Niterói Rock Underground (1990-2010)”
Data: 05 de setembro (segunda-feira)
Horário: 20 horas
Entrada Gratuita
Espaço de Convivência - Centro Universitário Plínio Leite (Unipli)
Avenida Visconde do Rio Branco, 123 – Centro – Niterói/RJ.
www.unipli.com.br