sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

1º Festival Gastronômico do Mar em Niterói

1° Festival de Gastronomia do Mar em Niterói acontecerá entre os dias 03 e 11 de Dezembro. O projeto tem como objetivo incentivar o consumo de pescado com foco na alimentação saudável. O lançamento acontecerá neste sábado, 03 de dezembro, às 10 horas, no Mercado de Peixe São Pedro e contará com o apoio da Prefeitura Municipal de Niterói, Águas de Niterói e CCR Ponte. Os restaurantes da cidade participam do projeto preparando pratos que têm como protagonistas peixes, moluscos (polvos e mariscos), crustáceos (camarão e lagosta) entre outros.
“O sentido fundamental para a realização deste projeto é difundir a importância do consumo de peixes e frutos do mar para uma melhor qualidade de vida e os inúmeros benefícios para a saúde”, afirma Felipe Peixoto, atual Secretário de Estado Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca.
Numa visão inovadora, o festival pretende destacar a gastronomia do mar, na qual seus aspectos positivos e relevantes se façam presentes por meio das artes, falas, práticas, vivências, aprendizagens, simbolismos e referências da culinária de pescado e sua diversidade, apresentadas por meio de diversas linguagens estéticas; sendo debatidas, revistas, defendidas, questionadas e experimentadas. Busca-se, portanto, identificar e refletir sobre a Gastronomia do Mar - o valor nutritivo e iguarias benéficas para a saúde e qualidade de vida, em particular, o município de Niterói, que demonstra uma vocação inédita para esse tipo de atividade. É progressivo o número de bares e restaurantes da cidade que exploram a cozinha de pescado com o percentual cada vez maior nos últimos anos. Tendo como referência o Mercado de Peixe São Pedro, além de ponto turístico, é atualmente o maior comércio de pescado do Estado do Rio de Janeiro, onde vende-se semanalmente cerca de 60 toneladas de peixes.
O 1° Festival Gastronomia do Mar tem como finalidade despertar ainda mais o espírito gastronômico na cidade e projetar o município como um importante pólo gastronômico. Para isso, cerca de 50 bares, restaurantes e delicatessen participam do festival onde chefs de cozinha, enólogos, artistas e intelectuais de diversas latitudes esbanjam criatividade em suas atividades, com diferentes formas de se perceber, representar e vivenciar o espaço gastronômico nas grandes metrópoles contemporâneas.
Chefs de Cozinha renomados farão Oficinas de Gastronomia a 4 mãos recepcionados por Chefs da cidade de Niterói:

Henriqueta Enriques (Gruta de Santo Antonio) recebe Roland Villard
Federico Tagliabue (Torninha) recebe Thomas Troisgros
Bruno Marasco (Da Carmine) recebe Olivier Cozan
Marcelo Ferreira (Gourmet Convidado Especial e Atleta Olímpico) recebe Luca Gozzani,

Os chefs usarão peixes frescos do Mercado e farão aulas gratuitas para o público presente que terão cadeiras disponíveis em uma ampla tenda que será montada junto ao palco.


Restaurantes participantes:

Gendai Icaraí, Gendai Piratininga, À Mineira, Candongueiro Bar, Rincão, Cervejaria Noi, Bar Itália, À Mineira Gourmet, Botequim À Mineira Orquídea, Da Carmine Itaipu, Da Carmine Icaraí, Cervesia, 7 Grill Itaipu, 7 Grill São Francisco, 7 Grill Icaraí, Ativa Restaurante, Dellicatella, Sunsaki, Ícaro Gastronomia, Botequim Informal, Ristorante Torninha, Siri, Tenore Gourmet, Tantra Mongolian Grill, Botequim Salve Simpatia, Boteco Confraria, Miksi Sushi, Nossa Casa Restaurante, Botequim Granel, Paludo Gourmet, Buonasera, Beira-Mar, Spicy Gastronomia, Noi Bar & Restaurante, Gruta di Capri Itaipu, Gruta di Capri Icaraí, Bemdito, Buzin Icaraí, Buzin Itaipu, Fafelli, Mocellin Churrascaria, Coahuilla, Berbigão, Verdanna Grill, Trattoria Torna, Minas Grill, Gruta de Santo Antônio, Carlsson, Solar do Jambeiro, Peixaria do Bel, Bom Peixe Restaurante, Bar da Lêda.






Programação:
Abertura Oficial do Festival
Sábado (03 de Dezembro)
Mercado de Peixe São Pedro (palco montado em rua fechada em frente ao Mercado)
Horário: 10h às 15h

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário