segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Senhora Solidão até 15 de dezembro na Gávea


O espetáculo “Senhora Solidão”, que estará em cartaz até o dia 15 de dezembro, no Teatro Maria Clara Machado (Planetário da Gávea) nas quintas-feiras às 21 horas, conta a história de quatro solitários que, a partir de um encontro, revisitam suas memórias e brincam de reconstruir o que os desagradou no passado e visualizar como desejariam seu futuro. Com um elenco de encher o público de muitas risadas com os atores: Bia Guedes, Cláudio Amado, Cristina Fagundes e Luis Lobianco.
Uma mulher recebe três solitários em casa. Com alguma fama conquistada por métodos não convencionais, a mulher atrai os solitários, todos com históricos conturbados, para uma espécie de vivência, uma troca de experiências intensa, em busca de entender o porquê de a solidão estar tão impregnada na vida de todoseles.
 A terapia não convencional executada ali flerta com elementos do psicodrama, criado pelo psiquiatra romeno Jacob Levy Moreno. A psicoterapia de grupo usa a representação dramática como núcleo de abordagem e exploração da psique humana e seus vínculos emocionais.
A história será contada em dois planos. O plano da realidade, do agora, que será a reunião dos quatro personagens na terapia e o plano da memória de cada um dos personagens, onde conhecemos um pouco seus históricos familiares e traumas específicos.
No plano real, os personagens se apresentam relembrando algumas experiências do passado e executando exercícios propostos pela mediadora. No imaginário, para o público, os atores se transformam em múltiplos personagens dando vida à apresentação da cena-memória.
Diferente de alguns espetáculos, que usam a metalinguagem assumindo que ali estão atores, brincando de trocar de personagens o tempo todo, a peça usa a trama da realidade com o ponto de partida. São os solitários da história que vão se experimentar em outros personagens da vida dos demais.
O espetáculo será uma comédia em tons dramáticos. Há elementos da comédia non sense e o teatro do absurdo nas memórias. Porém, no plano da realidade, embora existam situações cômicas, há momentos de desconforto, dor e falta de perspectiva dos personagens.
O encontro, quetinha apenas com o objetivo a troca de experiências, evolui para algo extremamente inesperado. A possibilidade de reconstruir suas memórias as tornaperfeitas sob o ponto de vista de cada um, mas as conseqüências podem ser dolorosas.


Senhora Solidão na Gávea (divulgação)


Serviço:
Comédia: “Senhora Solidão”
Temporada: Quintas-feiras às 21h. Até 15 de dezembro.
Teatro Maria Clara Machado (Planetário)
Rua Padre Leonel Franca, 240 - Gávea - Rio de Janeiro
Censura: 16 anos.
Ingresso: R$20 (inteira) / R$10 (meia)
Telefone: 2274-7722

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário