quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Lançamendo do livro Projeto Labirintho do Niteroiense Renan Barreto

O jornalista e escritor Renan Barreto, lançará oficialmente o livro Projeto Labirintho, nesta sexta-feira 18 de Novembro, às 20 horas, no Bistrô do Museu de Arte Contemporânea de Niterói, o MAC, cujo endereço é Mirante da Boa Viagem, s/nº. Niterói. Símbolo da cidade onde o escritor nasceu, o museu, além de ser o grande ponto de referência do município, também será palco do lançamento do segundo livro de Renan, publicado pela Editora Multifoco sob o selo Desfecho, a mesma que publicou O menino do balão, primeira obra publicada do jornalista.
O livro contará a história de seis personagens de maneira não linear. Serão 14 capítulos com introduções que levam a interpretações que vão mudando a cada novo “episódio”. Mesmo não havendo linearidade extrema como nos livros tradicionais, ele possui uma história cujas lacunas vão sendo preenchidas até o último instante. Esses personagens são postos em situações complicadas numa prisão e, então, tentam fugir dela. Durante a jornada, eles se encontram, desencontram e vão conectando todos os pontos num clímax desesperador e, ao mesmo tempo, surpreendente.
Em ProjetoLabirintho há uma gama de referências à cultura pop, que satirizam de certa forma, o que se vê no cenário atual da arte, principalmente cinematográfica. Isso porque o livro foi concebido primeiramente como um roteiro para cinema. “Quando comecei a escrever o livro, pensei nele como um filme, por isso há tensão e clímax em várias etapas da história. A ideia sempre foi entreter o leitor com uma história divertida e cheia de suspense. Foi difícil transformar o roteiro em livro, visto a quantidade de diálogos. O livro se sustenta nesses diálogos. Quero que o leitor imagine como são os personagens à sua maneira. Não quero impor nada”, diz o autor.
Liberdade é a palavra chave dentro da complexa história de Projeto Labirintho. Dentro do contexto da trama, o leitor será levado a crer que o conceito de liberdade é simplesmente sair da prisão. No entanto, ao chegar mais próximo do final, pode-se perceber que essa liberdade em questão é muito mais profunda do que quaisquer portas abertas de celas escuras.
Quando se trata do título do livro, as pessoas pensam no motivo pelo qual há a letra H na palavra labirinto. O autor responde da seguinte forma: “Este livro contém uma história que fora feita e recriada desde 2007 até 2011. Foram muitos adendos e o início de uma mitologia que será revisitada nas próximas obras, que serão lançadas muito em breve. O motivo de ter posto um H na palavra LABIRINTO é simples. A letra H costuma ser uma letra muda, ou seja, a palavra será lida da mesma forma com ou sem ela. No entanto a usei para dizer que há coisas importantes que podem existir em lugares que, a primeira vista, não nos damos conta que estão lá e qual é a sua importância ou o motivo pelo qual ela está lá. O H nesse caso representa essa dificuldade nossa de prestarmos atenção nos detalhes”, afirma Renan.
O primeiro capítulo estará sendo  disponibilizado na íntegra no blog do livro: http://projetolabirintho.blogspot.com/  Assim como imagens, impressões dos leitores, outros contatos e como comprar um exemplar.


Autor

Renan Barreto é jornalista e encontrou na literatura uma válvula de escape para suas ideias, um lugar onde pudesse dar vida a tudo que pensa. Desde criança já demonstrava vontade de ser escritor: criava personagens, mundos mirabolantes, situações... Uma pedra virava montanha; uma gota d’água, Atlântida; um punhado de areia se tornava deserto com criaturas estranhas. Todos esses pensamentos correm pela cabeça do autor que prometeu a si mesmo nunca deixar de sonhar e permitir que a criatividade flua, assim como acontece com toda criança. Aos 10 anos criou uma série de histórias que perduraram por 8 anos e que aos poucos estão tomando vida de forma adulta em seus novos trabalhos publicados pela Multifoco. Escritor multifacetado, não se atém a um gênero específico, prefere poder escrever de tudo um pouco a muito sobre nada.







Serviço:
Lançamendo do livro Projeto Labirintho do Niteroiense Renan Barreto
Páginas: 152
Categoria: Suspense
Autor: Renan Barreto
Preço: R$ 35,00
Editora: Multifoco
Dia: 18 de Novembro (sexta-feira)
Horário: 20h às 23h
Museu de Arte Contemporânea (MAC)
Blog: http://projetolabirintho.blogspot.com
Facebook: https://www.facebook.com/pages/Projeto-Labirintho/107691882659161

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário