sexta-feira, 21 de outubro de 2011

O Casamento da Dona Baratinha no Teatro Firjan/Sesi de Itaperuna


O Sistema FIRJAN apresentará neste domingo, dia 23 de outubro, no Teatro Firjan/Sesi de Itaperuna, a partir das 17 horas, a peça infantil “O Casamento de Dona Baratinha”. As entradas custam R$ 10 (Inteira) e R$ 5 (Meia — Sócios SESI Clube, Estudantes e Terceira Idade).
Com Zezé Fassina e Fernando Leme, texto de Markus Avaloni e direção de Carlos Arruda, “O Casamento de Dona Baratinha”, baseado no clássico conto infantil, é um espetáculo para crianças já com longa e bem-sucedida carreira. A produção se caracteriza pelo baixo custo e pela grande mobilidade de cenário e figurino.
O Casamento de Dona Baratinha” estreou no Rio de Janeiro em março de 1992, no Teatro Cândido Mendes, em Ipanema, com grande sucesso de público e de crítica. A carreira do espetáculo continuou por vários outros teatros cariocas, confirmando sua vocação para casas lotadas. Durante três anos, foi indicado pelo jornal O Globo como um dos cinco melhores espetáculos infantis em cartaz. Teve ainda o reconhecimento do V Prêmio Coca-Cola de Teatro Infantil, com a indicação paraas categorias autor, ator e atriz.
A idéia de recontar uma velha história buscando sua essência original foi a motivação para encenar“O Casamento de Dona Baratinha”. Trata-se do primeiro conto infantil traduzido do português de Portugal para o “brasileiro”. Antes disso, nossas crianças só conheciam a versão lusitana. Foi aí que Dona Carochinha abrasileirou-se e ganhou o nome de Dona Baratinha.
Esta versão é bastante musical, com canções inéditas acrescentadas às tradicionais do Braguinha, bem conhecidas do público infantil. O cenário traz elementos dos anos cinquenta, com direito a revista Cruzeiro sobre a mesinha pé palito e Rita Pavone na vitrola. Mas também há toques de modernidade: Dona Baratinha tem secretária eletrônica (onde ouve os hilários recados da sua amiga Shirley, uma tartaruga fofoqueira). Em vez de ir para a janela procurar os pretendentes, põe anúncios classificados nos jornais. Por tudo isso, o espetáculo é também apreciado pelos adultos.
O Casamento de Dona Baratinha em Itaperuna (divulgação)

Serviço:
O Casamento de Dona Baratinha em Itaperuna
Dia: 23 de outubro (domingo)
Horário: 17 horas
Teatro Firjan/Sesi de Itaperuna
Avenida Deputado josé de Cerqueira Garcia, 883 - Bairro Presidente Costa e Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário