domingo, 30 de outubro de 2011

Jardins do Rio com mostra de plantas ornamentais em Guaratiba

O convite será irresistível. Serão três dias de festa, ao ar livre, muito verde e uma programação que combina cultura, conhecimento e lazer. Para brindar a Primavera, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico Solidário da Prefeitura do Rio de Janeiro e o Sebrae/RJ realizam neste fim de semana de novembro - dias 4, 5 e 6, sexta-feira, sábado e domingo, de 9h às 18 horas, respectivamente – a mostra JARDINS DO RIO, de plantas ornamentais cultivadas pelos produtores do Polo de Guaratiba, na Zona Oeste da cidade. 
Em 30 estandes, distribuídos pelos 24 mil metros quadrados do Espaço Verde Vila, na Ilha de Guaratiba, os visitantes poderão apreciar e adquirir várias espécies de plantas ideais para a decoração de ambientes internos e externos, que confirmam a tradição inaugurada nos anos de 1950 por ninguém menos que Roberto Burle Marx, sinônimo de paisagismo no Brasil e no mundo. Pois será justamente ali, na região que Burle Marx escolheu para viver e plantar, no entorno do sítio que leva seu nome, e onde hoje se concentram centenas de pequenos produtores de plantas ornamentais, que Jardins do Rio acontecerá para reunir em uma só rede as muitas pontas desse negócio – produtores, jardineiros, decoradores, arquitetos, artistas e consumidores de um modo geral.
Além de muito verde, o visitante da mostra que quiser dicas de como melhor combinar arranjos poderá buscar inspiração nos três diferentes ambientes, especialmente planejados pelos escritórios de paisagismo das arquitetas Cecília Castro, Amélia Portela e Maria Amélia de Souza. Os interessados em jardinagem vão encontrar no estande da empresa Rio Verde, especializada em ferramentas e acessórios do ofício, tudo que precisa para iniciar uma nova prática - pás, ancinhos, mangueiras, vasos, correntes, ganchos e xaxins. E como onde têm jardim tem mesa, cadeira, poltrona e balanço, o evento terá um estande da Trançarte, com opções de móveis em alumínio, junco e madeira ecológica.
No campo da educação ambiental trará uma novidade que promete animar pessoas de todas as idades, em especial as crianças. Criado pela Acceta Consultoria, empresa de Santa Catarina, o Túnel de Agroecossistema, pela primeira vez no Rio de Janeiro, proporciona uma experiência ambiental inédita. Em 16 metros de extensão e 4 metros de largura de tendas em lona e material reciclado, recompõe cenários de degradação provocada pelo homem, como caça predatória, queimadas, assoreamento de rios, efeito estufa e enchentes. Ao fim do percurso, o visitante encontra um cenário de equilíbrio e beleza, que destaca as boas práticas de convivência do homem com omeio ambiente.
Nos três dias da mostra, os visitantes terão a oportunidade de aprofundar conhecimentos e práticas nos campos da botânica, da jardinagem e do meio ambiente. Na programação de palestras, destacam-se temas como paisagismo e sustentabilidade, a bromélia no ecossistema e a história do Sítio Burle Marx. E pra quem gosta de botar a mão na massa – ou na terra - as oficinas de arranjos florais e arranjos de plantas ornamentais prometem bons momentos.




Com entrada franca, JARDINS DO RIO contará, no Espaço Gourmet, com o sabor da tradicional culinária da região, famosa pelos frutos do mar, a cargo de três restaurantes do vizinho Polo Gastronômico de Barra de Guaratiba, capitaneados pela cozinhada Tia Penha.
A iniciativa do Programa Polos do Rio de Janeiro será uma realização do Sebrae/RJ e da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Solidário, com o apoio do Banco do Brasil.

Serviço:
Jardins do Rio
Dias 4, 5 e 6 de novembro
Horário: 9h às 18h
Espaço Verde Vila
Estrada da Ilha 3110, Ilha de Guaratiba
Entrada Franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário