terça-feira, 18 de outubro de 2011

Companhia de Ballet de Niterói estréia ognaT no Municipal

A Companhia de Ballet da Cidade de Niterói, apresentará nos dias 20 a 23 de outubro no Teatro Municipal de Niterói, seu novo espetáculo: ognaT uma criação e direção coreográfica de Clébio Oliveira com músicas de Astor Piazzolla, Carlos Gardel e Juan Alba. O balé ainda inédito na cidade de Niterói fez uma bem sucedida temporada no do Espaço SESC em Copacabana no Rio de Janeiro com uma obra de cinquenta minutos de pura magia e criatividade, que já começa pelo nome: ognaT, uma escrita de tango ao contrário.

 ognaT

 Segundo Clébio Oliveira, o espetáculo foi concebido como “Um namoro. Dez dias. Vinte e um bailarinos. Um coreógrafo. ognaT.
Nem sempre é fácil para um criador desenvolver um tema pré-estabelecido e num espaço tão curto de tempo. O caminho é tênue e perigoso... Eu, Clébio, acostumado a viajar nos meus devaneios e nas minhas idéias, me vejo desafiado a criar um trabalho com um tema especifico e músicas pré-estabelecidas. Mas desejo com desejo se torna realidade. Assim foi ognaT, um trabalho desenvolvido em apenas 10 dias, fiscalizado em um espetáculo de cinquenta minutos.
O balé ognaT é uma leitura antropofágica do tango dança antes do ritmo/dança se tornar o tango o qual nós conhecemos hoje em dia. O tango tantas vezes dançado, por vezes associado a clichês é visto e pensado nesse trabalho não como uma estética pertencente a uma linguagem especifica, mas sim, como uma metáfora daquilo que nos torna ser vivo. Carne, cheiro, fome, desejo, sabor, sexualidade, comportamento. Movimento. ognaT não é um trabalho apenas para ser visto, penso que seria um trabalho para ser comido, cheirado e tocado.”


Companhia de Ballet de Niterói com ognaT (divulgação)



SERVIÇO:
Companhia de Ballet de Niterói com ognaT
Teatro Municipal de Niterói
Período: De 20 a 23 de outubro
Horário: quinta a sábado às 21h, dom às 20h
Valor: R$20
Classificação etária: Livre
Duração: 50 minutos
Classificação: Livre