quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Primeira edição carioca do Planeta em Movimento conscientizará a população sobre a diminuição da emissão de carbono neste sábado

 

Passagem da tocha ecolímpica, bicicletada, oficinas e blocos de carnaval agitam a Semana da Mobilidade

Ativistas da organização internacional 350.org irão realizar neste sábado,  24 de setembro a primeira edição carioca do Planeta em Movimento – um dia para ir além dos combustíveis fósseis – que acontece simultaneamente em várias cidades do mundo, em comemoração a Semana da Mobilidade.
No Rio de Janeiro, a demanda é pela execução e fiscalização das primeiras Olimpíadas Carbono Zero da história, e pela melhoria geral da infraestrutura dos transportes coletivos e alternativos da cidade, além da implantação de bicicletários, e ciclovias interligadas aos transportes públicos de massa.
A ação terá início às 10 horas, na Pedra Bonita, em São Conrado, onde um piloto de asa-delta vai saltar carregando a tocha “ecolímpica”, que será conduzida por atletas através de meios de transportes alternativos, como remo, a cargo da campeã mundial Fabiana Beltrame, bicicletas, skates, patins, e monociclos.
Assim que a tocha chegar ao Centro, haverá uma bicicletada com partida às 13 horas da Praça XV, em direção a Cinelândia, passando pelas avenidas Primeiro de Março, Presidente Vargas e Rio Branco.
O percurso será acompanhado pela Cyclophonica Orquestra de Câmara de Bicicleta - uma trupe de músicos montados em bicicletas, carregando teclados, tambores, flautas e outros 40 instrumentos, que pedalam e tocam ao mesmo tempo músicas clássicas e populares.
Às 14 horas, na Cinelândia, começará a feira EcoCultural, com exposições de produtos e materiais relacionados a sustentabilidade, oficinas mostrando que o direito dos seres vivos e a saúde do planeta devem ser prioridades permanentes nas agendas dos líderes mundiais, e shows com blocos de carnaval.
Entre as organizações confirmadas estão o Aldeia SOS, APPAI, Bichinho do Mato, Casa do Tambor, Cidades em Transição, Colégio Franco-Brasileiro, Fina Batucada, Minhocário Arborium, Movimento Zeitgest, Transporte Ativo, Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAC), e o Greenpeace, que estará arrecadando assinaturas para a aprovação de uma moratória de petróleo no entorno do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos.

Além do Planeta em Movimento, que no Brasil também será promovido em Nova Iguaçu, Maricá, São Paulo, Salvador, Brasília, Recife, Porto Alegre e Aracaju, a Semana da Mobilidade conta com outras atividades no Rio, como a do Dia Mundial Sem Carro, que será comemorado dia 22 na Praça Mário Lago (Buraco do Lume), no Centro, com apresentações de hip-hop, dos “Meninos e seus Violinos da Mangueira” (Centro Cultural Cartola), oficinas de pintura e de educação ambiental, além de jogos lúdicos com monitores do programa MonitorAr-Rio. Já no dia 25, acontece um passeio ciclístico no Aterro do Flamengo, organizado pelo Fórum Internacional da Mobilidade por Bicicleta (BiciRio).
A 350.org é uma campanha internacional que visa criar um movimento para unir o mundo em torno de soluções para a crise climática – as soluções que a justiça exige. O número 350 está relacionado as partes por milhão de CO2, já que segundo os cientistas, devemos ficar abaixo desse número para evitar maiores eventos climáticos causados pelo aquecimento global.
Em outubro de 2009, a 350 organizou 5.200 marchas e manifestações simultâneas em 181 países, naquilo que a CNN chamou de “o mais abrangente dia de ação política na história do planeta”. Em outubro de 2010, milhares de pessoas participaram da “festa global de trabalho” em todo o mundo, instalando painéis solares, plantando jardins comunitários, e buscaram suas próprias soluções climáticas.
Esse ano a 350.org está aprofundando a sua missão, e tentando criar soluções em cada lugar do planeta, e pela primeira vez no Rio, que será palco dos principais eventos mundiais dos próximos anos.




Serviço:
Passagem da tocha ecolímpicaPedra Bonita – São Conrado - Rio de Janeiro
Dia: 24 de setembro (sábado)
Horário: 10 horas


Planeta em Movimento – Bicicletada e apresentação da Cyclophonica Orquestra de Câmara de Bicicleta
Praça XV – Centro - Rio de Janeiro
Dia: 24 de setembro
Horário: 13 horas

Feira EcoCultural - Oficinas e blocos de carnaval

Praça da Cinelândia – Centro - Rio de Janeiro
Dia: 24 de setembro (sábado)
Horário: 14 horas
Informações: www.350.org/pt