terça-feira, 27 de setembro de 2011

Da Broadway, com amor... no Teatro Municipal de Niterói

Nesta quarta-feira, 28 de setembro, às 20 horas, a soprano niteroiense Magda Belloti e a pianista mineira Talitha Peres apresentam no Teatro Municipal Niterói, um novo espetáculo musical, intitulado Da Broadway, Com Amor... Concebido por Magda Belloti e pelo produtor cultural Robson Leitão, o espetáculo recria o clima dos musicais americanos, típicos da Broadway de Nova Iorque, dando novos contextos às várias canções que compõem o repertório, selecionadas a partir de produções originais assinadas por Cole Porter, Andrew Lloyd Weber, Leonard Bernstein e George Gershwin.
Da Broadway, com amor... é, na verdade, um novo musical, composto de músicas consagradas que, deslocadas dos espetáculos para os quais foram criadas, ganham um novo sentido na trama construída para essa produção brasileira. A idéia principal foi a de sair do formato convencional dos recitais, onde o cantor solista interpreta vocalmente, acompanhado de um instrumentista, uma série de composições que acabam não tendo qualquer nexo entre si. Com um repertório selecionado de canções que falam de amor, todas escritas para musicais americanos, Magda Belloti e Robson Leitão, - que haviam produzido em 1996 o espetáculo Cem anos de Gershwin, nessa mesma linha -, resolveram recriar o formato de um pocket-musical para o novo espetáculo, ou seja, pensaram em um roteiro estruturado, onde as músicas se encadeassem adequadamente dentro de uma estrutura teatral, incrementada por uma ambiência cênica que transforma a cantora solista em personagem de uma trama, na qual, ao invés de falar, apenas canta. Canta, em resposta ao conteúdo de uma carta que recebe de um ex-amor que a abandonou no altar, no dia de seu casamento, em Nova Iorque, anos atrás. O espetáculo, então, se constrói a partir das lembranças da personagem que, não por acaso, era uma cantora de musicais, em busca do sucesso na Broadway.
Entre as canções selecionadas estão On my own (de “Les miserables”), Think of me (de “The phantom of the opera”), I don’t know how to love him (de “Jesus Christ Superstar”) e Memory (de “Cats”), além de várias outras compostas por George Gershwin e Steven Sondheim, para musicais inesquecíveis que marcaram época na história da Broadway.
Magda Belloti tem uma trajetória curiosa em sua carreira artística. Antes de se dedicar plenamente ao canto lírico e ser premiada por isso, o soprano soltava sua voz em shows, cantando baladas e rocks. Entretanto, sua vida mudou de rumo quando iniciou seus estudos de Teoria e Percepção Musical com a professora Isis Figueira Machado, formando-se em Canto pelo Conservatório Brasileiro de Música, no Rio de Janeiro. Atualmente, recebe orientação de Técnica Vocal com o barítono Nelson Portella.
Talitha Peres, pianista, fez sua formação técnica e musical com a professora Marina Lorenzo Fernandes Silva, no Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandes de Montes Claros (MG), integrando também a lista de professores da Universidade Estadual do Norte de Minas (Unimontes). Mestre em Musicologia pelo Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro, pesquisou a vida e a obra de Chiquinha Gonzaga e em sua dissertação analisou os “Tangos para piano”, um dos gêneros explorados pela compositora.

Repertório:
A boy like that/ I have a Love - Leonard Bernstein
The man I love - George Gerswhin
On my own -  Claude Michel Schönberg
Somewhere - Leonard Bernstein
Embraceable you  - George Gerswhin
Someone to watch over me - George Gerswhin
Think of me - Andrew Lloyd Webber
Bewitched/ The lady is a tramp - Richard Rodgers
I don’t know how to love him  - Andrew Lloyd Webber
I’ve got a crush on you - George Gerswhin
Soon - George Gerswhin
Send in the clowns - Stephen Sondheim
Memory  -  Andrew Lloyd Webber
Serviço:
Da Broadway, com amor...
Data: 28 de setembro (Quarta-feira)
Horário: 20 horas
Ingressos: R$ 20
Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de Novembro, 35, Centro, Niterói
Censura: Livre
Duração: 80 minutos
Telefone: 2620-1624