terça-feira, 13 de setembro de 2011

Curso capacita profissionais para a produção de alimentos mais seguros na Barra da Tijuca neste fim de semana

Uma fiscalização mais severa e um cliente mais exigente são dois ingredientes que exigem uma atualização nos serviços prestados pelo setor de alimentação no Rio de Janeiro, principalmente por conta dos grandes eventos esportivos que a cidade irá receber em 2014 e 2016. Com o objetivode atender a esta nova realidade, a BioSafe – consultoria especializada em segurança alimentar – promove o II Curso para Responsáveis em Serviços de Alimentação, neste sábado 17 de setembro.
O curso é destinado a gerentes de restaurantes, nutricionistas, engenheiros de alimentos e demais profissionais da área que estejam interessados em se atualizar sobre as boas práticas na cozinha para produção de alimentos seguros. As aulas serão ministradas pela química e médica veterinária especializada em segurança de alimentos e bacteriologia Cynthia Rubião e pela nutricionista Cristina Drummond, diretora técnica e consultora da BioSafe, respectivamente.
Segundo Cynthia Rubião,o mercado brasileiro tem necessidade de buscar mais informações a respeito de segurança alimentar, pois são observados erros cometidos por estabelecimentos do ramo de alimentação, desde os restaurantes mais simples aos mais sofisticados. “Uma característica errada que se observa, por exemplo, é a altura do protetor salivar, aquele vidro na diagonal acima da comida. O aparato deve ficar na direção do rosto do consumidor e evitar o contato da saliva das pessoas com a comida. Outro equívoco é com relação ao expositor do buffet. O ideal é que as vasilhas componham apenas duas fileiras, uma de cada lado, para que o cliente não precise se abaixar e deslocar o corpo para cima dos alimentos ao se servir. São medidas de higiene e segurança simples que, no entanto, nem sempre são aplicadas, e o prejudicado é o cliente”, alerta.
A duração do curso é de dois módulos de oito horas cada (8h30 às 12h30 e 14h às 18h) e terá suporte de material didático e audiovisual. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo site da empresa www.biosafelab.com.br. O benefício é de R$ 300,00.
Mais informações pelo contato@biosafelab.com.brou pelos telefones (21) 3153-2020 e 3154-1137. 


Alguns assuntos que serão abordados no curso:


  • Papel do responsável na segurança de alimentos;
  • Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA);
  • Problemas causados por DTA e suas consequências;
  • Análise de casos recentes de surtos;
  • Noções de controle de qualidade de alimentos;
  • Seleção de fornecedores e matérias-primas;
  • Recebimento e armazenamento de matérias primas e produtos de limpeza;
  • Noções de legislação vigente e de implicações legais para os responsáveis.






Serviço
II CURSO PARARESPONSÁVEIS EM SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO
Data:17 de setembro.
Horário: 8h30 às 18h30 (almoço de 12h30 às 14h)
Local: Avenida das Américas, 4200. Bl. 3. Barra da Tijuca – Rio de Janeiro
Inscrições:www.biosafelab.com.br
Mais informações: contato@biosafelab.com.br
(21) 3153-2020 /3154-1137