sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Uso abusivo de Álcool é tema de palestra no Hospital Universitário Pedro Ernesto

“Uso abusivo do álcool” será a palestra ministrada pelo psiquiatra Osvaldo Saide, nesta terça-feira, 9 de agosto, a partir das 18h30, no Setor de Psiquiatria do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE) / UERJ.
O tema integra o Ciclo de Palestras “Saúde Mental e Trabalho” e visa a alertar para os riscos do consumo de álcool e suas implicações no ambiente de trabalho.
Segundo números da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 15% da população brasileira tem problemas relacionados ao abuso do álcool, que direta ou indiretamente refletem no ambiente de trabalho, por meio de faltas, acidentes, adoecimento ou redução da produtividade do trabalho. 
Em dezembro passado, seguiu para sanção presidencial, uma proposta de lei suplementar que visa a alterar à Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos da União (RJU) e o Plano de Benefícios da Previdência Social para que o alcoolismo passe a ser considerado doença e não mais motivo de demissão por justa causa.
A proposta, já sancionada, também estabelece o prazo de tratamento de 60 dias, período considerado curto para especialistas. Outro item da proposta é que, caso o funcionário negue-se a fazer o tratamento, ele poderá ser demitido por justa causa.
As palestras do Ciclo de Saúde Mental e Trabalho são abertas para profissionais de saúde e o público em geral, e ocorrem uma vez por mês, sempre às terças-feiras, de 18h30 às 20h30, no Anfiteatro Washington Loielo, da Psiquiatria, e se estenderão até o dia 06 de dezembro.
Para cada uma será emitido certificado de presença.
Mais informações pelo e-mail: saudementaletrabalho@gmail.com


Divulgação

Serviço
HUPE
Av. 28 de Setembro, 77, Vila Isabel - Rio de Janeiro