segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Site em comemoração do centenário de Mário Lago entrou no ar hoje 1º Agosto

O projeto Mário Lago - Homem do Século XX dá mais um passo nas comemorações do centenário do artista. Foi lançado hoje o site www.mariolago.com.br, com informações sobre o homenageado e que reunirá de documentos históricos a notícias e informações atuais.
Os internautas encontrarão a história do artista – com biografia, cronologia, álbum de fotos e registros antigos (incluindo partituras, correspondências e trechos de filmes, radionovelas e telenovelas) - e informações de atualidade, como a programação do centenário, depoimentos recentes, vídeos das ações em curso e espaço para artigos e posts. Também serão disponibilizados textos inéditos de Mário Lago. 
Toda segunda-feira, o visitante encontrará um novo documento. A estreia será com o livro autobiográfico Meus tempos de moleque, último do artista, com o qual ele pretendia romper com a fama de homem sisudo e mostrar o seu lado mais irônico.





Do lançamento até o final de setembro, serão publicados os oito capítulos desse livro, que não chegou a ser concluído. Em cada capítulo, Mário narrou um episódio curioso da sua trajetória. No primeiro, Guizo à vista, a história flagra um momento de 1912, quando o artista engatinhava nos seus sete meses de vida.
Os visitantes também serão presenteados com a reprodução em pdf, possível de ser impressa, do primeiro livro de Mário Lago – O povo escreve a História nas paredes. Escrito em 1948, reúne poemas políticos que abordam temas como o direito à terra, a defesa dos trabalhadores, a luta em defesa do petróleo brasileiro, entre outros. Ele inclui ainda paródias do próprio Mário para algumas de suas músicas mais famosas, como Amélia.
O site abrirá uma lista de Amigos do Mário, voltada para a captação de patrocínio pessoal para o projeto. É uma iniciativa inédita em projetos de grande porte. Haverá três modalidades de participação (cotas de 300, 500 ou mil reais), com diferentes contrapartidas.
O lançamento do primeiro “filho” das homenagens a Mário Lago foi marcado, não por acaso, para o dia 1° de agosto. Esta é a data de nascimento do primeiro filho do homenageado, Antonio Henrique.
Acesse o site: www.mariolago.com.br              
Siga no twitter: mariolago100