sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Projeto 'Vamos ao cinema!' leva jovens da rede pública de Brasília à assistirem filmes pela primeira vez

Na última terça-feira, dia 23 de agosto, aconteceu mais uma etapa do projeto “Vamos ao Cinema!”. Com patrocínio da Petrobrás, a iniciativa proporciona a ida de estudantes de escolas públicas às mais modernas salas de projeção. Em cada sessão, são transmitidos os filmes mais novos do mercado e o público ainda tem direito a pipoca e refrigerante, ou seja, a experiência completa.
Para uma sessão exclusiva do filme Capitão América em 3D, no Cinemark do Pier 21, foram levados 450 alunos do Centro de Ensino Fundamental 02 da Estrutural, do Centro Educacional 02 do Guará I e do Centro Educacional 01 do Guará II. Muitos deles nunca haviam ido ao cinema até então.
“Foi uma das melhores sensações da minha vida”.  Assim resume Isaac Ferreira da Rocha, aluno do 2º ano do projeto de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e estuda no Centro de Ensino Fundamental 02 na Estrutural, sobre sua primeira experiência em uma sala de cinema. Ele, que é cadeirante e estuda a noite, reclama da falta de oportunidades. “Muita gente não tem condições de frequentar um lugar como esse. A gente, que é cadeirante então, adquire menos oportunidades na vida. Na verdade, é um sonho que estou realizando hoje”. Após o filme, emocionado, Isaac disse: “Não tenho palavras para dizer o quanto eu gostei. É um momento único, a tela e mais ninguém. Agora eu posso dizer, afirmar e assinar: realmente o cinema é uma das culturas mais legais que existem. Vai ficar na memória”.


 Alunos felizes com o Projeto Vamos ao Cinema (Divulgação)

O “Vamos ao Cinema!” foi criado há três anos pela produtora cultural Valéria Marcondes, e já viabilizou o contato de quase 6 mil alunos com uma nova forma de comunicação. Ela comemora os resultados e fala sobre a emoção de ver o projeto acontecer: “Foi uma alegria imensa e a certeza de que vale a pena trabalhar firmemente para expandir o projeto, que é um sucesso. Ontem, tivemos a oportunidade de levar uma gama muito especial de estudantes, já de idade avançada, que nunca tinham entrado numa sala de cinema. Quanto aos jovens, nem se fala. Fico imaginando os comentários que farão durante toda a semana em casa, na escola, na comunidade, por terem visto o Capitão América em 3D”.
Agora, a produtora está em busca de mais patrocinadores e apoiadores para dar continuidade a esse trabalho, e assim atingir a meta de levar 7 mil jovens por ano ao cinema. Marcondes sabe da importância do projeto na formação desses alunos: “Ao colocar os estudantes de segundo grau em contato com a sétima arte, em seu próprio ambiente, numa situação atual, com tecnologia em 3D, estamos ampliando o universo cultural desses jovens, ampliando a sua capacidade de escolha com conhecimento de causa e, consequentemente, contribuindo para a sua formação como cidadãos”, comenta.

Projeto Vamos ao Cinema levando cultura a jovens (divulgação)

A próxima sessão será 30 de agosto, no Cinemark do Pier 21, às 8h30. Estudantes do Guará I e II assistirão ao Capitão América e, logo, após o filme, assistirão a uma palestra com profissionais do ramo cinematográfico. Sendo uma forma de mostrar aos estudantes o cinema como possibilidade profissional.