segunda-feira, 22 de agosto de 2011

2º Festival de Inverno da Serra da Canastra em Araxá - Minas Gerais

Projeto de cunho cultural levará cinema ao ar livre a localidades do Circuito da Canastra e Quinteto Villa-Lobos do Rio de Janeiro, pela primeira vez, no município de Araxá, em Minas Gerais.
Cidade pólo do Circuito da Canastra, Araxá foi escolhida para abrir o 2º Festival de Inverno da Serra da Canastra, evento que acontecerá com entrada franca entre os dias 26 e 28 de agosto também em mais duas localidades da região, Tapira e São João Batista.
A primeira edição do Festival, que aconteceu ano passado no município de São Roque de Minas, contou com a participação de artistas reconhecidos e teve um público estimado em mais de 2.500 pessoas.
Para esta 2º edição, o Festival irá oferecer apresentações de diversas manifestações como cinema e música popular, possibilitando o acesso de todas as camadas sociais às atividades realizadas. O objetivo é promover uma movimentação cultural numa das regiões mais importantes do Brasil, berço do Rio São Francisco, inserindo novas localidades associadas ao Circuito da Canastra.
A novidade para esta 2º edição é o “Cine SESC Canastra”, circuito de cinema que exibirá o longa-metragem nacional “Tapete Vermelho”, do diretor, Luiz Alberto Pereira, e estrelado pelo ator, Matheus Nachtergaele. O filme conta a história de Quinzinho (Matheus Nachtergaele), um homem simples do campo, que para pagar uma promessa, decide levar seu filho Neco (Vinícius Miranda), de 9 anos, para assistir a um filme estrelado por Mazzaropi em uma sala de cinema, assim como fez seu pai quando era garoto. Desejando cumprir a promessa a qualquer custo, Quinzinho,sua esposa Zulmira (Gorete Milagres), Neco e o burro Policarpo viajam pelas cidades em busca de um cinema que possa exibir o filme. 
As exibições nas três localidades serão precedidas por show receptivo do violeiro Luiz Salgado e Grupo Expresso Caipira, que se apresentam em trio, com repertório aderente à proposta do filme.
O Festival contará também com concerto do Quinteto Villa-Lobos, que fará apresentação inédita em Araxá. Grupo carioca de prestígio internacional fundado em 1962, e que possui 16 discos gravados. A atual formação musical está junta há 13 anos.
De acordo com o idealizador e produtor do Festival, Marcelo Mamede, as atrações que farão parte desta 2º edição retratam e valorizam o jeito de ser de nosso povo, respeitando sua cultura e referências estéticas, além de preencher uma lacuna: duas das localidades não possuem salas de cinema e Araxá, apenas uma sala de exibição cinematográfica.
“Todas as atrações fazem referência à Brasilidade, ou seja, ao jeito de ser de nosso povo, representado muito bem no filme Tapete Vermelho e nas apresentações musicais escolhidas. O Quinteto Villa-Lobos possui um repertório inspirado em grandes compositores brasileiros, como Villa-Lobos, Pixinguinha, Ernesto Nazareth, entre outros”, explica Marcelo Mamede.
A 2ª edição do Festival de Inverno da Serra da Canastra é apresentada pelo Ministério da Cultura e CBMM, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. É uma realização da Moinho Cultural, SESC/MG– Unidade Araxá e tem como parceiros: Circuito da Canastra; Fundação Cultural Calmon Barreto; e as Prefeituras de Araxá, São Roque de Minas e Tapira.





Confira a programação completa:

Araxá (Fundação Cultural Calmon Barreto)
26 de Agosto (sexta-feira)
Cine SESC Canastra
Música: Abertura com Show do violeiro Luiz Salgado e Grupo Expresso Caipira, às 19 horas
Cinema: Exibição do Filme Tapete Vermelho, estrelado por Matheus Nachtergaele, às 20 horas

27 de Agosto (sábado)
Concerto: Quinteto Villa-Lobos (RJ) às 20 horas

São João Batista da Serra da Canastra
Praça Cristino José Ferreira
27 de Agosto (sábado)
Cine SESC Canastra
Cinema: Exibição do Filme Tapete Vermelho, estrelado por Matheus Nachtergaele, às 19 horas
Música: Show do violeiro Luiz Salgado e Grupo Expresso Caipira, às 21 horas

Tapira
28 de Agosto (domingo)
Cine SESC Canastra
Música: Abertura com Show do violeiro Luiz Salgado e Grupo Expresso Caipira, às 19 horas
Cinema: Exibição do Filme Tapete Vermelho, estrelado por Matheus Nachtergaele, às 20 horas


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário