quinta-feira, 9 de junho de 2011

Fortaleza de Santa Cruz da Barra lidera ranking internacional de visitas

Para os amantes dos Fortes, não podemos deixar de citar o Complexo dos Fortes, na cidade de Niterói.
A cidade que por sua vez, tem uma das maiores Fortalezas do Rio de Janeiro, o complexo da Fortaleza de Santa Cruz da Barra ganhou o reconhecimento internacional no Guinnes do Turismo, o Guia Michelin internacional com o maior número de visitas, cerca de aproximadamente um milhão de visitas ao ano.
Com um restaurante de primeira linha, na entrada da Fortaleza de Santa Cruz da Barra com funcionamento de terça a domingo, das 9 horas às 18 horas juntando uma mistura de sabores, história e muita cultura e sem contar uma paisagem inacreditável. 

Vamos falar um pouco dessa maravilha niteroiense...
Originada em 1555 e instalada por Nicolau Durand de Villegaignon, composta por dois canhões em uma fortificação rudimentar. Situada na ponta de rochas elevadas onde domina a área leste, a barra da Baía de Guanabara têm como objetivo prover a segurança contra os invasores e assegurar condições para o estabelecimento da França Antártica.
Depois da expulsão dos franceses do Rio de Janeiro, em meados do século XVI e, durante o período em que o Brasil foi colonizado pelos portugueses recebeu as seguintes denominações de Bateria de Nossa Senhora da Guia e Fortaleza Santa Cruz da Barra se consistindo como parte integrante  do sistema de defesa da Baía de Guanabara possuindo assim, uma atuação marcante nos períodos colonial e republicano.
Com uma beleza arquitetônica e com sua imaculável obra de engenharia luso-brasileira tornando assim, uma viagem ao tempo pelos séculos XVI, XVII, XVIII, XIX, XX. Com cinco séculos de existência várias personalidades históricas nacionais e internacionais marcaram presença neste lugar.
Atualmente, a Artilharia Divisionária da Primeira Divisão do Exército foi o Grande Comando de Artilharia que aprovou as ações da FEB durante a II Guerra Mundial, assim ocupando este centenário espaço histórico.  Com uma área tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1939, a Fortaleza de Santa Cruz da Barra  é considerada uma das mais valiosas arquiteturas coloniais militare luso-brasileiras.



Fortaleza de Santa Cruz em Niterói - Bruno Eduardo Alves

Serviço:
Visitas orientadas com um roteiro turístico com aproximadamente 45 minutos passando pelos pontos principais da Fortaleza.
Visitação - Terça a Domingo de 10h às 17h
Estacionamento Gratuito na entrada
Agendamento para visitas de grupos: (21) 2710-2354 - ramal 2025