sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Diario de Bordo!! Parte II

Gastronomia

Vocês sabiam que no Peru, existem mais de 1000 tipos de qualidade de batatas para o preparo de doces ou salgados, usado em todas as finalidades na cultura peruana. Sendo assim, tem um PIB agrário em 25% na produçao de batatas no país, onde compete, com o arroz e o trigo nos países andinos.

No Peru, tem a produçao de quinua que é uma semente que muito usada na culinária, atualmente em alguns países latino-americanos. Nao tem colesterol, rico em fibras e em cada esquina se encontra alguma barraca vendendo suco que por sinal é muito gostoso. No Brasil já se encontra em lojas de produtos orgânicos e naturais. Com a quinua, a culinária a utiliza para fazer diversos pratos saudáveis para aqueles que nao fazem uso da carne.

Para os amantes da carne, nada melhor que os anticuchos, que sao os pedaços de carne de coraçao de boi em pedaços grandes assados na brasa com um molho picante servido com batata frita e milho cozido com um sabor sem igual que só existe aqui. Têm também cuy saltado con papas, que é o porquinho da índia feito na chapa com batatas dizem que têm um sabor inesquecível.

Com um país deste tipo é dificil voltar magro para o Brasil, pois aqui se come muito e farto, embora em todo lugar tem algo diferente para ser conhecido, seja sua culinária ou seus pontos turisticos que sao ricos em vasta cultura. É uma coisa que vale a pena conhecer.